UniCuritiba sedia congresso internacional de fisioterapia veterinária
 

Matéria

UniCuritiba sedia congresso internacional de fisioterapia veterinária

27 / Setembro / 2023

De 28 a 30 de setembro, capital paranaense reunirá especialistas em reabilitação, mobilidade, postura e fisiatria animal

A saúde, o bem-estar, a qualidade de vida, a reabilitação física e os novos tratamentos para o controle da dor em animais estarão no centro das discussões neste mês em Curitiba. De 28 a 30 de setembro, a capital paranaense vai sediar o 1º Congresso Internacional da Anfivet – Associação Nacional de Fisioterapia Veterinária.

Realizado em parceria com a Anclivepa Paraná – Associação Nacional de Médicos Veterinários de Pequenos Animais, o evento será no auditório do UniCuritiba. A instituição, no bairro Rebouças, integra a Ânima Educação, o maior ecossistema de ensino superior do país. As inscrições estão abertas e podem ser feitas em https://anfivet.com/congresso/. Há valores diferenciados para estudantes e associados das entidades.

Indicada especialmente no tratamento de doenças ortopédicas e neurológicas, a fisioterapia veterinária alivia dores, reduz inflamações, previne ou minimiza a atrofia de músculos, tendões, ligamentos e cartilagens, melhorando inclusive a função cardiovascular de animais de pequeno e grande portes.

Coordenador do curso de Medicina Veterinária do UniCuritiba, o médico veterinário Uriel Vinícius Cotarelli de Andrade explica que no caso de tratamentos ortopédicos, a fisioterapia aumenta a amplitude dos movimentos, melhora a força e a resistência muscular.  “A fisioterapia reduz o tempo de recuperação dos animais em casos de fratura e no pós-cirúrgico, além de ser altamente eficaz quando associada a outras técnicas clínicas.

Foco na qualidade de vida

Nos últimos anos, a fisioterapia veterinária vem se popularizando no Brasil. O sucesso nos processos de reabilitação de lesões, traumas, fraturas e prevenção de problemas de mobilidade ou postura tem levado os tutores a procurarem essa especialidade.

O tratamento é interessante e eficaz na melhoria da qualidade de vida dos animais com os mais variados tipos de doenças e problemas, incluindo doenças generativas, como a artrite, artrose, displasia coxofemoral, hérnia de disco e tantas outras”, ensina o professor.

A fisioterapia veterinária também é indicada na prevenção, preparação e condicionamento físico de animais que participam de competições, como cães e cavalos. Em animais idosos, reduz as dores, melhora a mobilidade, aumenta a longevidade e a qualidade de vida.

Avaliação personalizada

Sócio fundador da Anfivet, o médico veterinário Stefan René Schwanz é um dos organizadores do congresso e explica que, assim como em humanos, a fisioterapia veterinária requer uma avaliação completa e personalizada.

A escolha da melhor técnica é feita pelo médico veterinário especializado em fisioterapia. Entre as opções estão a hidroterapia (muito indicada no tratamento de animais acima do peso), terapia manual, cinesioterapia, termoterapia e laser (eficazes no controle da dor e redução da rigidez articular), quiropraxia e microfisioterapia, usada inclusive no tratamento de traumas psicológicos do animal.

O professor Uriel Vinícius Cotarelli de Andrade, mestre em Ciências Veterinárias, lembra que a fisioterapia é aliada também na redução do uso de analgésicos e anti-inflamatórios, que podem causar problemas de saúde se utilizados por tempo prolongado.  “O alívio da dor é um desafio na medicina veterinária. Animais com dores crônicas ou agudas não conseguem se alimentar direito e, muitas vezes, deixam de usar o membro machucado, o que prejudica a mobilidade e atrapalha o bem-estar e qualidade de vida.

SERVIÇO

  • O quê: 1º Congresso Internacional da Anfivet
  • Quando: 28 a 30 de setembro
  • Onde: UniCuritiba – rua Chile, 1.678, bairro Rebouças
  • Inscrições: https://anfivet.com/congresso/

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.