Semana do Idoso: o que muda no país quando a população envelhece
 

Matéria

Semana do Idoso: o que muda no país quando a população envelhece

3 / Outubro / 2023

Professor do UniCuritiba explica como a inversão da pirâmide etária vai influenciar no mercado de trabalho, nos hábitos de consumo, no lançamento de produtos e no setor de serviços

 

O Brasil “envelheceu”. O percentual de pessoas abaixo de 30 anos de idade caiu 5,4% e a de idosos – com 60 anos ou mais – saltou de 11,3% para 14,7%. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC/IBGE) indicam que o país enfrentará mudanças no mercado de trabalho, nos padrões de consumo e nas relações sociais.

Até 2060, o número de aposentados será superior ao de trabalhadores ativos e a proporção deve ficar em 24 jovens para cada 63 aposentados. Para evitar que esse desequilíbrio cause problemas, o estudioso nas áreas de Marketing, Branding e Planejamento Estratégico Sérgio Czajkowski Júnior explica que as mudanças precisam começar agora.

O mercado de trabalho deve ser um dos mais impactados por conta da inversão na pirâmide etária. “Os avanços da medicina melhoraram as condições de saúde e qualidade de vida da população em comparação com o que se via há 50 anos. Hoje, as pessoas se mantêm produtivas por mais tempo, o que levará as empresas a manterem ou a recontratarem profissionais seniores”, diz o especialista.

A tendência é que o Brasil siga o exemplo de outros países, como os Estados Unidos, que aproveitam a experiência dos profissionais na prestação de serviços de consultoria. “É óbvio que nem todos terão a mesma capacidade que tinham na juventude e quem trabalhou a vida inteira merece descansar. A questão é que, para muitos idosos com saúde e disposição, a aposentadoria pode ser frustrante”, lembra o professor de Marketing, Branding e Comportamento do Consumidor do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação, o maior ecossistema de ensino superior privado do país.

 

Comportamento do “novo” consumidor

Consultor nas áreas de Planejamento Estratégico, Vendas e Marketing, Sérgio Czajkowski Júnior diz que a divisão dos grupos de consumo não se dará mais por idade e sim pelo estilo de vida. Setores de serviço, lazer, turismo, varejo e mercado imobiliário serão diretamente impactados pelo envelhecimento da população. “A questão etária não será totalmente descartada, mas, mercadologicamente, o comportamento do consumidor vai se sobrepor à idade.

No caso da indústria alimentícia e farmacêutica, o foco deve se ampliar para além de suplementos vitamínicos ou alimentos com melhor digestibilidade. “Hoje, os idosos estão mais ativos e economicamente independentes, especialmente quando continuam trabalhando. Em muitos casos, eles conseguem elevar o poder de compra, pois já criaram os filhos e toda a renda é para seu único sustento.”

Para satisfazer aos novos interesses desse público, o mercado precisará pensar em produtos e serviços que fujam do estereótipo do idoso dependente e doente. “Sabendo que vão viver mais tempo, muitos profissionais apostam, inclusive, em mudanças na carreira depois dos 40 ou 50 anos”, comenta o professor.

 

Mercado imobiliário, turismo e lazer

Se o varejo já começa a enxergar a terceira idade com outros olhos, o mesmo vale para o mercado imobiliário e as áreas de turismo e lazer. Sérgio Czajkowski Júnior, que há anos estuda Marketing, Branding e Planejamento Estratégico, diz que as construtoras e incorporadoras já ampliaram o foco.

Em cidades como Curitiba, os student living – imóveis para jovens universitários – deixaram de ser tendência e já dividem o cenário com outra categoria: o senior living. Imóveis adaptados para a terceira idade e condomínios com infraestrutura e serviços para este público vêm ganhando espaço.

Outra característica de casais idosos é a troca de residências amplas por apartamentos compactos, funcionais, confortáveis e com acessibilidade. “É natural que os pais procurem residências menores depois que os filhos saem de casa. Essa ‘migração’ provoca mudanças no mercado imobiliário e obriga a indústria da construção civil a se manter atenta às necessidades dos clientes”, alerta o professor do UniCuritiba.

Para o setor de turismo, lazer e entretenimento, a dica é a mesma: é preciso oferecer viagens, atividades e eventos pensados para este público que, ao se manter economicamente ativo, viaja com mais frequência.

 

Relação com a tecnologia

Ainda que os idosos tenham dificuldades para se adaptar às transformações digitais, é importante que o mercado invista na inclusão digital.

O especialista em Comportamento do Consumidor, Sérgio Czajkowski Júnior, reforça que a indústria não precisa retroagir para facilitar o acesso dos idosos à tecnologia de ponta. “Há um nicho para o desenvolvimento de soluções e estratégias que ajudam o público sênior a se adaptar às transformações digitais, com tecnologias intuitivas e de fácil acesso.”

A adaptação a tantas mudanças em diferentes setores econômicos, finaliza o professor do UniCuritiba, requer conscientização e respeito à experiência e à história de vida de quem envelheceu, mas ainda tem muito a dizer e a ensinar. “Não vamos vencer o etarismo da noite para o dia. O processo é paulatino, mas já tivemos avanços importantes para assegurar o direito dos idosos. Fomos, durante muito tempo, uma nação jovem e chegou a hora de mudar a visão que temos a respeito da pessoa idosa.”

 

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.