UniCuritiba apresenta “Jogo das Eleições” ao Tribunal Superior Eleitoral

UniCuritiba apresenta “Jogo das Eleições” ao Tribunal Superior Eleitoral

9 / Maio / 2022

Desenvolvido pelo Instituto Mais Cidadania em parceria com o curso de Direito do Centro Universitário Curitiba, jogo estimula o debate sobre a democracia e o processo eleitoral entre estudantes de escolas públicas e privadas

O “Jogo das Eleições” utilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para estimular o debate político-eleitoral entre adolescentes de escolas públicas e privadas foi apresentado na sexta-feira, dia 29 de abril, à Escola Judiciária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante visita do presidente do TSE, Ministro Edison Fachin, à Curitiba.

Desenvolvido pelo Instituto Mais Cidadania em parceria com o UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das principais organizações de ensino superior do país – o material desenvolve nos jogadores o interesse por questões políticas e fomenta o debate sobre a importância do voto.

Os professores do curso de Direito Luiz Gustavo de Andrade e Roosevelt Arraes participaram do evento junto com estudantes do UniCuritiba que atuam como monitores na aplicação da atividade em escolas. “O jogo simula uma campanha eleitoral e o objetivo é demonstrar a importância da política para a construção de soluções democráticas e para a melhoria da sociedade brasileira”, diz Andrade.

No “Jogo das Eleições”, o jogador representa um candidato e enfrenta situações do cotidiano do processo político-eleitoral, como candidatura, inelegibilidade, abuso de poder, propaganda eleitoral, debates entre adversários e, é claro, encara o resultado das urnas.

Construção da cidadania

O Paraná tem mais de 8,2 milhões de eleitores. Destes, mais de 78 mil têm 16 ou 17 anos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Estado registrou, em março, um aumento acima da média nacional no número de novos eleitores nesta faixa etária. O salto foi de 26,5% se comparado com o mês anterior.

De acordo com o professor Luiz Gustavo de Andrade, o “Jogo das Eleições” serve como um instrumento de aprendizagem e uma importante ferramenta na construção da cidadania porque desperta no cidadão o interesse por questões políticas e enfatiza princípios como liberdade, democracia e soberania das leis. “Tudo isso só existe no âmbito de um Estado Democrático de Direito e o exercício consciente da política é imprescindível para a manutenção desses princípios.”

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. Conta com mais de 40 opções de cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, à disposição dos seus mais de 6 mil estudantes, com dois campi (Milton Vianna Filho e Pinheirinho) e mais de 60 laboratórios. Com professores mestres e doutores que possuem vivência prática e longa experiência profissional, o UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.