Estudantes do UniCuritiba usam a robótica em prol da educação básica

Estudantes do UniCuritiba usam a robótica em prol da educação básica

9 / Maio / 2022

Premiado nacionalmente, projeto Robótica Móvel nas Escolas será apresentado no Computer On The Beach, evento que ocorre entre os dias 5 e 7 de maio em SC

A robótica é capaz de contribuir com a educação e motivar estudantes do ensino fundamental? Acadêmicos dos cursos de Engenharia do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das principais organizações de ensino superior do país – provam que sim.

Desenvolvido na capital paranaense, o projeto Robótica Móvel nas Escolas vai usar plataformas robotizadas para auxiliar nos processos de ensino/aprendizagem e inspirar alunos de escolas públicas. Os detalhes serão apresentados na 13ª edição do Computer On The Beach, congresso que ocorrerá entre os dias 5 e 7 de maio em Itajaí (SC).

Com os temas “O uso da computação para a redução das desigualdades” e “Cidade e comunidade inteligentes e sustentáveis”, o evento reunirá profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de computação para discutir tendências de pesquisa e mercado.

Organizado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o Computer On The Beach terá oficinas, apresentações de pesquisas, seminários e palestras. O professor dos cursos de Tecnologia e Engenharia do UniCuritiba, Carlos Eduardo Magrin, lembra que o Robótica Móvel já vem se destacando nos últimos anos.

Case de sucesso

Depois de concorrer com 17 trabalhos do país, o projeto venceu o Shark Hub 2021. A iniciativa avalia e reconhece ações de destaque na rede nacional de laboratórios do Ânima Hub, conectando as demandas da sociedade e do mundo do trabalho com a pesquisa aplicada e a experimentação no meio acadêmico e científico.

Todo o valor do prêmio será revertido em prol da comunidade com a fabricação de novos kits robóticos, o que permitirá levar a tecnologia a mais escolas e instituições carentes de Curitiba. “A robótica é, sem dúvidas, um importante instrumento de educação”, diz o professor e orientador do trabalho.

Segundo Carlos Eduardo Magrin, que também orienta o projeto de extensão Campeonato de Robôs Móveis Autônomos e lidera o Engineering Lab UniCuritiba, o Robótica Móvel nas Escolas vai beneficiar não apenas as crianças, mas também os universitários que têm a oportunidade de desenvolver suas softs skills e exercitar as habilidades técnicas.

O projeto Robótica Móvel nas Escolas tem a supervisão da professora Juliana Oliveira, coordenadora dos cursos de Engenharia do UniCuritiba, e a orientação do professor Carlos Eduardo Magrin.

A partir deste semestre deve ser levado às escolas – já que, no ano passado, as atividades presenciais foram prejudicadas em função da pandemia. “O nosso projeto está em perfeita sinergia com a missão da Ânima, que é transformar o mundo pela educação”, finaliza.

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. Conta com mais de 40 opções de cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, à disposição dos seus mais de 6 mil estudantes, com dois campi (Milton Vianna Filho e Pinheirinho) e mais de 60 laboratórios. Com professores mestres e doutores que possuem vivência prática e longa experiência profissional, o UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.