Professor do UniCuritiba participa de missão internacional
 

Matéria

Professor do UniCuritiba participa de missão internacional

4 / Novembro / 2022

Especialista em Direito Constitucional e Eleitoral, Luiz Gustavo de Andrade será um dos observadores da eleição legislativa de meio de mandato nos Estados Unidos

O professor de Direito Constitucional e Direito Eleitoral do UniCuritiba, Luiz Gustavo de Andrade, é um dos integrantes da Missão Internacional de Observação das Eleições dos Estados Unidos. Ele embarca nesta sexta-feira (04/11) para acompanhar o processo eleitoral de meio mandato (midterms) marcado para o dia 8 de novembro.
De acordo com o especialista, a missão é uma iniciativa da Conferencia Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral (CAOESTE) e da Transparencia Electoral. “Como observadores, nossa tarefa é acompanhar todas as etapas do processo eleitoral em outros países, consolidando o processo democrático internacional”, explica o professor de Direito do UniCuritiba, instituição que integra a Ânima Educação, uma das maiores organizações de ensino superior do Brasil.
As Midterm Elections são realizadas na metade do mandato presidencial dos Estados Unidos e definem os assentos no Legislativo. Durante o pleito deste ano, serão definidos 435 nomes para a Câmara dos Representantes – Casa em que os legisladores têm mandatos de dois anos – e 35 dos 100 senadores, que terão mandato de seis anos.
Luiz Gustavo lembra que a observação eleitoral tem a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento do processo eleitoral, ampliar a transparência, a integridade e fortalecer a confiança pública nas eleições do país observado. “O Brasil também recebe observadores internacionais durante as eleições. Neste ano, inclusive, os observadores atestaram a regularidade e a segurança do nosso processo eleitoral.”

O professor de Direito do UniCuritiba retorna dos Estados Unidos no dia 14 de novembro, após a observação da fase inicial das apurações.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. Conta com mais de 40 opções de cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores que possuem vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.