Matrículas em cursos de graduação crescem 35% no Brasil

Matrículas em cursos de graduação crescem 35% no Brasil

18 / Outubro / 2022

UniCuritiba já abriu inscrições para o Vestibular 2023 com mais de 70 opções de cursos em todas as áreas do conhecimento. Prova será uma redação online no dia 29/10

Quase 24 mil estudantes brasileiros fizeram sua matrícula em um curso de graduação no primeiro semestre deste ano – um aumento de 35% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Observatório da Educação Superior. O levantamento é realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) e a Educa Insights.

Direito liderou a preferência nacional. A área concentrou mais de 20% das novas matrículas em cursos presenciais. Na sequência aparecem Enfermagem (11,8%), Psicologia (9,7%), Odontologia (6,8%) e Farmácia (5%). A lista dos Top 10 tem ainda Administração, Fisioterapia, Arquitetura & Urbanismo, Biomedicina e Medicina Veterinária.

Do ranking divulgado pela Educa Insights, 90% dos cursos são oferecidos pelo UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações de ensino superior do país. O Centro Universitário Curitiba tem no portfólio mais de 70 opções de graduação em todas as áreas do conhecimento.

Os estudantes interessados em fazer um curso superior no próximo ano já podem se inscrever gratuitamente para o Vestibular UniCuritiba 2023/1. Os detalhes estão em https://www.unicuritiba.edu.br/. A prova (uma redação) será online no dia 29 de outubro, com acesso ao sistema entre 9h e 18h. O candidato escolhe o horário desejado.

Além de estudar em uma instituição reconhecida pelo MEC como referência no ensino superior, os classificados com as melhores pontuações receberão bolsas de estudo de até 100% para todo o curso. As aulas começam em fevereiro de 2023.

O Vestibular UniCuritiba 2023/1 é apenas uma das formas de acesso ao ensino superior. O Centro Universitário Curitiba oferece diferentes modalidades de ingresso: Entrada Simplificada (com avaliação de carta de apresentação), Transferência, Segunda Graduação, Vestibular Empresas, Vestibular Agendado, Ingresso com nota do Enem e outras opções. Os detalhes de cada processo seletivo estão disponíveis em https://www.unicuritiba.edu.br/comoingressar/.

Dicas para ir bem na prova

Para ajudar os estudantes na preparação para o vestibular e para as provas do Enem, o UniCuritiba listou algumas dicas:

1. Se você estudou, confie nos seus conhecimentos, mantenha o foco nos objetivos e acredite no seu potencial.
  2. Antes da prova, faça exercícios de respiração para controlar o nervosismo. Não deixe que a ansiedade atrapalhe o seu desempenho.
  3. Não vire a noite estudando ou passe a manhã da prova debruçado nos livros e apostilas. Relaxar é necessário.
  4. Evite estudar ou consumir conteúdo da internet no dia da prova. Alivie a carga mental e o desgaste visual antes do teste.
  5. Nas provas online, confira a conexão com a internet. Certifique-se de que todos os recursos tecnológicos e digitais estarão perfeitos na hora do vestibular.
  6. Se a sua região costuma ter problemas com sinal de internet, escolha outro local para fazer a prova.
  7. Mantenha o ambiente tranquilo, confortável, silencioso, com boa iluminação, livre de distrações.
  8. Administre o tempo de prova. É importante se planejar e ficar atento ao horário para conseguir responder todas as questões no prazo.
  9. Antes da prova, faça uma refeição leve. Evite frituras ou condimentos que podem causar mal-estar. Durante o vestibular – assim como nos exames presenciais – tenha por perto um lanche e água. É importante se manter hidratado.
  10. Se você ficar nervoso enquanto responde às questões, respire fundo. Se precisar, faça uma pausa de 2 ou 3 minutos e retome a prova.

• O quê: Vestibular UniCuritiba 2023 com bolsas de estudo de até 100%.
  • Como: Redação.
  • Quando: 29/10 (sábado), das 9h às 18h (o candidato escolhe o horário para início da prova).
  • Onde:
  • Quanto: Inscrições gratuitas.
  • Início das aulas: Fevereiro de 2023.
  • Como participar: https://www.unicuritiba.edu.br/.

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. Conta com mais de 40 opções de cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, à disposição dos seus mais de 6 mil estudantes, com dois campi (Milton Vianna Filho e Pinheirinho) e mais de 60 laboratórios. Com professores mestres e doutores que possuem vivência prática e longa experiência profissional, o UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.