Programa de Qualificação para Exportação Programa de Qualificação para Exportação
 

Programa de Qualificação para Exportação

Desenvolvendo a cultura exportadora nas empresas

Como funciona

Nosso Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) procura alavancar a competitividade das empresas, disseminar a cultura exportadora, introduzir melhorias gerenciais e tecnológicas, promover a capacitação para a inovação e ampliar o apoio a instituições do governo e empresas privadas com produtos e serviços!

Programa de Qualificação para Exportação

Saiba tudo sobre nosso
Programa de Qualificação para Exportação

  • O que é PEIEX?

    • PEIEX?

      O PEIEX nasceu há mais de 35 anos, e desde então faz parte de um conjunto de projetos socioeconômicos que a UnP desenvolve para beneficiar as vidas de milhares de pessoas da região.

      Com o PEIEX, estimulamos e desenvolvemos a cultura exportadora nas empresas, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias interessadas em exportar seus produtos ou serviços. As ações desenvolvem-se em localidades onde haja concentração empresarial, sobretudo em Natal, Mossoró e Caicó, onde ficam nossos escritórios.

      Os serviços vão desde a implantação de soluções gerenciais, que dependem apenas do próprio empresário e dos seus recursos disponíveis, até ações relativas à informação e ao acesso a mercados, que são processos externos.

      No Rio Grande do Norte o PEIEX é executado pela nossa instituição, a Universidade Potiguar (UnP), sob a gestão da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), desenvolvedora da metodologia de atendimento, e está vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.

  • Sobre a Apex-Brasil

    • A Agência

      A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) é vinculada ao ministério de Relações Exteriores e responsável por promover produtos e serviços brasileiros no exterior, atraindo investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

      Entre suas atividades estão incluídas missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

      A Apex também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o país com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

      Para mais informações, acesse o Portal da Apex-Brasil!

  • Nossa Equipe

    • Diogo Menezes Cortês Bezerra | Coordenador

      Possui graduação em Administração (2013), MBA em Controladoria, Finanças e Contabilidade (2018) e Mestrado em Gestão de Processos Institucionais, todos pela UFRN. Cursa o Doutorado em Administração pelo PPGA/UFRN (Conceito CAPES 4). Técnico-administrativo da UFRN e docente da UnP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, Gestão de Processos e Métodos Quantitativos.

    • João Costa | Monitor PEIEX RN

      Executivo, professor e pesquisador com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de negócios internacionais, gestão de equipes e administração de projetos em inteligência corporativa na Europa, Estados Unidos e Ásia. É bacharel em Administração e Mestre em Engenharia da Produção pela UFRN com MBA em International Business pela Cardiff Metropolitan University. Atualmente, atua como monitor do programa PEIEX RN e é professor do Curso de Administração na UnP.

    • Amanda Lopes | Técnica Extensionista (Mossoró)

      Formada em Relações Internacionais pela Universidade Potiguar e é Pós-Graduada em Administração Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi aluna na Nova Zelândia pelo Waimea Collage e nos Estados Unidos pela Instituição Kettle Run. Possui vasta experiência na área de comércio exterior em exportação de alimentos e bebidas atuando na promoção de produtos brasileiros no exterior e na abertura de novos mercados internacionais.

    • Dellano Jatobá | Técnico Extensionista (Natal)

      Engenheiro de Produção (UFRN), com MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV), certificação PMP – Project Management Institute – PMI/USA e mestrando em Engenharia de Produção pela UFRN na área da Indústria 4.0. Atua como palestrante e professor pela Ufersa, UnP, Senai e IFRN. Junto à Apex-Brasil, desenvolveu a cultura exportadora das empresas do RN no ciclo 2016-2018 e agora atua na etapa 2020-2022. Profissional com atuação na área de Engenharia de Produção há mais de 10 anos, com ampla experiência na gestão de plantas/processos industriais e gerenciamento de projetos, tendo atuado em multinacionais nos estados do Rio Grande do Norte, Amazonas e Rio Grande do Sul.

    • Denis Oliveira |Técnico Extensionista (Natal)

      Formado em Administração com ênfase em Comércio Exterior e especialista em Supply Chain em Logística. Atua desde 2012 no mercado de Comércio Exterior, principalmente na importação e exportação de produtos de variados setores. Já trabalhou com desembaraço aduaneiro, possui registro de ajudante de despachante. Denis já participou de grandes projetos tais como o PEIEX nas edições de 2016, desenvolveu trabalhos na única Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em funcionamento no Brasil, localizada em Pécem (CE), em Projetos na Companhia Siderúrgica do Pécem, na White Martins e também participou no processo de importação de outras grandes corporações no Rio Grande do Norte.

    • Gabriela Guirao | Técnica Extensionista (Natal)

      Tecnóloga em Comércio Exterior e Técnica em Turismo pelo IFRN, Bacharela em Administração pela UFRN, possui especialização em Gestão Estratégica em Comércio Exterior e certificação em Business and Administration pelo Miami Dade College (Florida-EUA). Despachante aduaneiro, atua há mais de 10 anos no Comércio Internacional e tem expertise em importação, exportação, prospecção de mercados, desenvolvimento de produtos, classificação fiscal, análise tributária e desembaraço aduaneiro. Já participou de feiras, rodadas de negócio e missões internacionais, conhecendo in loco mercados como China, Peru e Argentina. Desenvolveu projetos de diversos produtos dos mais variados ramos como: metalurgia, maquinários, construção civil, eletrônicos, móveis, fósforos, laticínio e pescados.

    • Hemilly Oliveira | Técnica Extensionista (Caicó)

      Profissional polivalente com formações em Comércio Exterior e bacharelado em Turismo pela UFRN, foi professora mediadora em cursos profissionalizantes na EAJ/UFRN 2016 a 2018, também Tutora presencial do curso Técnico em Comércio pela EAJ/UFRN no mesmo período. Atualmente, é consultora no Programa Empreender, tendo atuações em planejamento turístico municipal e trabalhado com prestação de serviços a prefeituras municipais no RN. Também é técnica do PEIEX RN na Região do Seridó.

    • Thomas Weber – Técnico Extensionista (Natal)

      Executivo com mais de 20 anos de experiência profissional acumuladas por entre Alemanha, Brasil e Canadá e ainda tem, nos últimos anos, exercido a docência universitária no Brasil. É formado pela Universidade de Hagen (Alemanha) em Economia e Administração de Empresas, Diplom-Vokswirt (Mestre em Economia) com MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente atua como técnico extensionista do programa PEIEX-RN e também como docente de Administração Financeira na UFRN e na UnP.