UniCuritiba terá voz no Conselho Municipal de Patrimônio Cultural
 

Matéria

UniCuritiba terá voz no Conselho Municipal de Patrimônio Cultural

6 / Novembro / 2023

Representante da comunidade acadêmica, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo toma posse no dia 9/11

Curitiba elegeu, no final de outubro, os representantes da sociedade civil e da comunidade acadêmica que vão compor o novo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural. A posse dos membros atuantes na Gestão 2023/2025 está marcada para o dia 9 de novembro.

Doutora em Geografia e especialista em Restauro em Arquitetura, a arquiteta Caroline Ganzert Afonso foi uma das eleitas e representará o UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas de ensino superior privado do país.

O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural iniciou as atividades em 2017 e tem como objetivo orientar, deliberar e fiscalizar as políticas de preservação do patrimônio cultural na capital paranaense. Os conselheiros também analisam os processos de Unidades de Interesse de Preservação, registro de patrimônio imaterial e processos de tombamento artístico e histórico.

Graças ao trabalho desenvolvido pelo Conselho nos últimos anos, importantes bens imóveis e culturais de Curitiba estão sendo valorizados e protegidos, como a Feira de Artesanato do Largo da Ordem, o Cemitério São Francisco de Paula e as capelas São Roque e Czestochowa.

De acordo com a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do UniCuritiba, Caroline Afonso, o Conselho analisa e emite pareceres sobre processos de tombamento, registros e inventários, além de elaborar e aprovar regulamentações. “Os processos passam por análise técnica criteriosa e garantem que Curitiba valorize cada vez mais seu patrimônio histórico.”

A eleição dos membros da sociedade civil e da comunidade acadêmica foi definida no edital 129/2023 da Fundação Cultural de Curitiba. Até a posse serão indicados ainda os representantes do poder executivo, da Câmara Municipal de Curitiba, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo e da Ordem dos Advogados do Brasil.

Ao todo, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural conta com 28 conselheiros (14 titulares e 14 suplentes). A entidade tem duas câmaras técnicas: de patrimônio edificado e paisagem urbana (CAPC) e de patrimônio documental, artístico imaterial e arqueológico (CPDA).

Regulamentadas por decreto municipal, as câmaras analisam os pedidos de reforma e restauro, alvarás comerciais e de publicidade, além de dar pareceres e instruções que ajudam nas decisões do conselho.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.