UniCuritiba conquista o 3º lugar no Prêmio SEBRAE Paraná de Educação Empreendedora 2021
 

Matéria

UniCuritiba conquista o 3º lugar no Prêmio SEBRAE Paraná de Educação Empreendedora 2021

1 / Fevereiro / 2022

Projeto Aliança Universitária reúne cerca de 550 estudantes de todo o país para disseminar conceitos de inovação, empreendedorismo e novos negócios

Fomentar o protagonismo universitário e levar à comunidade informações sobre empreendedorismo, inovação e novos negócios. Esse é o principal objetivo da Aliança Universitária, um projeto que já mobiliza cerca de 550 estudantes em todo o país e acaba de conquistar o terceiro lugar no Prêmio SEBRAE Paraná de Educação Empreendedora 2021.

Capitaneado pelo UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais de ensino superior do país – o projeto de extensão reúne jovens que, por meio das redes sociais e aplicativos de conversa, se organizam na divisão de tarefas: gestão executiva, organização da agenda de eventos e palestras, estratégia para novas parcerias, contato com palestrantes, gerenciamento das mídias sociais e produção de vídeos e outros conteúdos.

Todas as atividades são supervisionadas pelo coordenador do projeto, professor Sérgio Itamar, que leciona nos cursos de Direito, Administração e pós-graduação do UniCuritiba. Especialista em Gestão Empresarial, ele explica que o trabalho é realizado pelos próprios estudantes de diferentes instituições de ensino superior da Ânima.

“Esse protagonismo possibilita o aprendizado mão na massa e exercita a criatividade, a liderança, a sensibilidade, a responsabilidade e a proatividade. Lado a lado, acadêmicos de todo o país seguem o mesmo lema: a vocação de mudar o mundo. A Aliança tem em seu DNA o protagonismo universitário e o exercício de habilidades empreendedoras para criar soluções inteligentes para o futuro”, diz o mentor.

Cereja do bolo

A bacharel em Direito e estudante de Relações Internacionais do UniCuritiba, Bárbara Moraes, é presidente nacional da Aliança Universitária desde julho e diz que o prêmio serve como um balizador. “Essa conquista mostra que estamos no caminho certo para sermos a maior comunidade universitária do Brasil voltada à inovação, empreendedorismo e novos negócios. Ser considerado o terceiro maior projeto de educação empreendedora do Paraná é a cereja do bolo de 2021”, avalia.

As primeiras discussões para a criação da Aliança Universitária começaram em 2020. Em 2021, o projeto começou a ganhar forma. No início deste ano, 50 alunos participavam das atividades. Até julho, o foco era a realização de eventos com profissionais do ecossistema empreendedor sobre protagonismo universitário, economia circular, smartcities, mercado financeiro, sustentabilidade e empreendedorismo feminino.

Resultados expressivos

No segundo semestre deste ano, o grupo se estruturou e hoje conta com uma presidência nacional, vice-presidentes estaduais e quatro conselhos de administração: comunicação/mídias sociais, parcerias estratégicas, eventos/engajamento e expansão/conexão.

Existem ainda equipes temáticas para o desenvolvimento de atividades específicas em áreas como consultoria empresarial, sustentabilidade, direito, empreendedorismo regional, saúde, além de squads administrados em parceria com indústrias e empresas nacionais para o desenvolvimento de ideias inovadoras e identificação de oportunidades.

A vice-presidente nacional Mariana Rocha, estudante de Administração da UNA Linha Verde, em Minas Gerais, jamais imaginou que, em um semestre, o grupo passaria de 50 para mais de 500 estudantes engajados.

“Não é fácil gerir uma equipe tão grande, mas tenho duas importantes referências ao meu lado, Bárbara Moraes e Sergio Itamar. Conquistar o prêmio Sebrae Paraná de Educação Empreendedora 2021 mostrou que estamos no caminho certo e que podemos unir forças para mudar o mundo. Temos este potencial, basta paciência, perseverança, resiliência e networking. Grandes vitórias ainda virão, tenho certeza.”

A Aliança Universitária começa 2022 com mais de 20 alunos na diretoria executiva, 140 estudantes nos conselhos de administração, 540 jovens em squads temáticos, 720 seguidores no Instagram e mais de 90 publicações, além de 25 eventos com mais de 4 mil visualizações no Instagram e Youtube.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. Conta com mais de 40 opções de cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, à disposição dos seus mais de 6 mil estudantes, com dois campi (Milton Vianna Filho e Pinheirinho) e mais de 60 laboratórios. Com professores mestres e doutores que possuem vivência prática e longa experiência profissional, o UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.