Sistema de ensino dual aproxima estudantes do mundo do trabalho

Matéria

Sistema de ensino dual aproxima estudantes do mundo do trabalho

16 / Abril / 2024

UniCuritiba faz parceria com startup do mercado jurídico para trazer ao ambiente acadêmico as principais inovações e tendências na área do Direito

A tecnologia mudou o mundo, apresentou novas formas de negócio, alterou padrões de consumo, influenciou relacionamentos e revolucionou a educação. O ambiente jurídico não foge à regra e já se beneficia com o potencial transformador dos softwares, inteligência artificial, big data, blockchain e outras ferramentas para otimizar rotinas e automatizar atividades.

Atenta às mudanças e tendências associadas ao conceito do Direito 5.0, o UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação, o maior e mais completo ecossistema de ensino de qualidade do país – lança uma dual em parceria com a StartLaw – uma das legaltechs mais promissoras no mercado de inovação jurídica.

Para marcar o início da parceria UniCuritiba/StartLaw será realizado no dia 18 de abril um talk com a presença de Nícolas Fabeni, CEO da StartLaw e Silvio Neto, Legal Counselor da StartLaw. O tema será “Intersecção Direito e Tecnologia: Lawtechs e Legaltechs”. A mediação ficará por conta da coordenadora do curso de Direito do UniCuritiba, professora Alessandra Matos.

O lançamento da dual coincide com o anúncio de que o UniCuritiba receberá, mais uma vez, o Selo de Qualidade OAB Recomenda. O reconhecimento é feito apenas aos cursos de graduação em Direito com elevado padrão de qualidade. A solenidade de entrega será em junho, em Brasília.

Mercado em expansão

O número de lawtechs ou legaltechs no Brasil não para de crescer, impulsionado pela necessidade de automação, gestão de documentos, gerenciamento de departamentos jurídicos e análise de dados dos escritórios de advocacia.

Em resumo, as lawtechs são empresas que oferecem serviços jurídicos controlados por soluções tecnológicas e, assim, facilitam as rotinas.

Em franca ascensão, o mercado de tecnologia jurídica não para de crescer. Em 2023, segundo a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), mais de 700 lawtechs estavam em operação no país.

O número apresenta um aumento de 300% em relação a 2017, quando a entidade foi fundada. As projeções indicam que só o mercado de inteligência artificial focada no setor jurídico cresça 33,5% entre 2023 e 2030.

Formação diferenciada

A professora Alessandra Matos explica que o ensino dual é um dos diferenciais do modelo acadêmico do UniCuritiba, uma instituição atenta às inovações e tendências em todas as áreas de conhecimento. “A principal característica do ensino dual é o processo contínuo de formação integrada e personalizada e de conexão dos estudantes às tendências atuais do mercado e do mundo do trabalho.”

De acordo com Alessandra, o UniCuritiba alia a tradição do curso de Direito à inovação que a área de Ciências Jurídicas tem experimentado nos últimos tempos. “Pensando nisso, o UniCuritiba decidiu fazer essa parceria com a StartLaw e trazer o assunto à sala de aula. Nessa nova dual, os estudantes terão a oportunidade de se preparar para o Direito dos novos tempos por meio de imersões e do contato direto com as soluções jurídicas inovadoras que a Startlaw oferece”, diz.

Nícolas Fabeni, CEO da StartLaw, aponta as vantagens da parceria, sobretudo no que diz respeito ao futuro do Direito. “Por meio do modelo de ensino dual, os estudantes saem da dicotomia do pensamento de que a área jurídica é só a chamada advocacia tradicional ou o concurso público. Vamos apresentar novas oportunidades de carreira e empreendedorismo na área jurídica, novas frentes, tendências de mercado e falar sobre como as startups estão ressignificando o setor.”

Segundo Nícolas, existem diversas oportunidades de carreira, especialmente para aqueles estudantes atentos às novas arquiteturas do Direito. “Esse é o principal ponto. Vamos mostrar uma área em franca expansão e a possibilidade de os estudantes do UniCuritiba empreenderem no segmento jurídico, uma área em que muitas soluções ainda podem ser desenvolvidas”, finaliza.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.