Projetos do UniCuritiba beneficiam mais de mil refugiados e imigrantes

Projetos do UniCuritiba beneficiam mais de mil refugiados e imigrantes

24 / Novembro / 2023

Iniciativas como cursos de português, confecção de currículos e inserção no mercado de trabalho garantiram à instituição de ensino o selo Sesi ODS 2023

O UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação, o maior ecossistema de ensino superior privado do país – recebeu o selo Sesi ODS 2023 na categoria “Inovação para sustentabilidade” em reconhecimento aos projetos de educação, pesquisa e extensão acadêmica voltados a refugiados e imigrantes que vivem no Paraná.

Desde 2020, quando as atividades iniciaram no UniCuritiba, mais de mil pessoas foram beneficiadas. A coordenadora do curso de Relações Internacionais, Patrícia Tendolini, diz que só os cursos online de língua portuguesa ajudaram mais de 700 estrangeiros a se comunicar melhor.

A participação dos estudantes é outro ponto alto: mais de 400 alunos se envolveram nas atividades. Além do auxílio com o idioma, o UniCuritiba ajudou mais de 50 refugiados e imigrantes na elaboração de currículos e prospectou, em mais de 60 empresas, oportunidades de inserção desse público no mercado de trabalho. “O projeto ganhou força com a implementação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, em 2021, e a celebração de um acordo de cooperação entre o UniCuritiba e a Agência da ONU para Refugiados, a ACNUR”, explica a professora.

Experiência transformadora

A estudante Mariana Santos, do curso de Relações Internacionais, participa dos projetos e diz que a experiência muda vidas, não apenas de imigrantes e refugiados, mas também dos voluntários. “A Cátedra Sérgio Vieira de Mello exige muita participação e dedicação dos alunos, de forma que todos se envolvem essencialmente com o escopo do projeto: o auxílio aos estrangeiros. Com o contato direto nas vivências e dificuldades, temos a possibilidade de expandir nosso olhar e nos tornarmos ligados a essas pessoas e situações. É uma experiência única e marcante que edifica nossas relações e nos torna mais humanos.”

Além do ensino gratuito de língua portuguesa, os estudantes do UniCuritiba trabalharam na edição e tradução de cartilhas sobre os direitos de imigrantes e refugiados. Os informativos podem ser acessados gratuitamente no site da instituição. Os arquivos estão disponíveis para download em https://linktr.ee/labri_unicuritiba.

Outra iniciativa de destaque foi a realização de duas edições do Acolhe UniCuritiba. Durante o evento são oferecidos serviços nas áreas de Saúde, Gestão & Negócios, Ciências Jurídicas e Informática. A programação conta com orientação jurídica, atendimento odontológico, oficinas e palestras.

Responsabilidade social

De acordo com a coordenadora Patrícia Tendolini, o selo Sesi ODS 2023 confirma a preocupação do UniCuritiba com a responsabilidade social e a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a instituição está inserida. “Esse reconhecimento também mostra que o protagonismo estudantil é transformador e temos orgulho de ver nossos estudantes engajados em projetos de extensão dessa magnitude.”

Desde 2016, o Prêmio Sesi ODS reconhece as iniciativas alinhadas às agendas globais de sustentabilidade e certifica instituições que investem na promoção de ações ambientais, sociais e de governança corporativa. No caso do UniCuritiba, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) atendidos e certificados pelo Sesi foram o ODS 5 (igualdade de gênero), ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e ODS 10 (redução das desigualdades).

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.