Projeto verão: nutricionista ensina como evitar o efeito sanfona
 

Matéria

Projeto verão: nutricionista ensina como evitar o efeito sanfona

27 / Setembro / 2023

Professora do UniCuritiba diz que é possível manter o peso ideal com saúde e qualidade de vida sem recorrer a dietas da moda excessivamente restritivas

 

A base para a saúde e a qualidade de vida está no equilíbrio, no bom senso e na alimentação saudável. Quem deseja controlar o peso e evitar o efeito sanfona precisa criar estratégias duradouras, reaprender a comer e mudar hábitos. Para que o “Projeto Verão” dê certo, ele precisa começar no inverno e se tornar permanente.

Dietas da moda, excessivamente restritivas, mirabolantes ou “milagrosas” são as grandes responsáveis pelo efeito sanfona e podem comprometer a saúde. A Sociedade Brasileira para o Estudo de Obesidade e Síndrome Metabólica alerta: o efeito sanfona tem duas causas principais.

O primeiro fator para o insucesso no controle do peso está na escolha do método. Dietas radicais são difíceis de manter a longo prazo e ativam o modo sobrevivência do organismo.

Com a escassez de comida, o corpo estoca gordura, dificultando o processo de emagrecimento. Ao fim da dieta, a pessoa volta a ingerir calorias em excesso e engorda novamente. Outro fator para o insucesso no controle de peso é encarar o exercício físico como um castigo ou punição.

A nutricionista Maria Fernanda Koch Temporal ensina que o segredo para o emagrecimento saudável e duradouro está na reeducação alimentar e na mudança de hábitos. “As dietas da moda trazem um falso resultado positivo, muitas vezes proporcionando às pessoas o emagrecimento esperado, mas comprometendo a saúde.”

Mestre em Alimentação e Nutrição, ela diz que a maioria das dietas da moda restringe de forma significativa a ingestão de um ou mais grupos de alimentos essenciais para a obtenção dos nutrientes que vão garantir o bom funcionamento do organismo.

Alimentos frescos e regionais

De acordo com a professora do curso de Nutrição e coordenadora da área de Saúde do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação – não existe uma dieta ideal e aplicável a todas as pessoas. “Devemos ter um olhar individual que leve em consideração as características de cada um, seus hábitos, sua condição de saúde e o meio em que a pessoa está inserida”, explica Maria Fernanda.

A melhor alternativa é adotar uma alimentação saudável e equilibrada, que tenha como base a ingestão de alimentos in natura e disponíveis em cada região, conforme preconiza o Guia Alimentar para a População Brasileira.

Alimentação e longevidade

Quem deseja emagrecer ou manter o peso pensando em qualidade de vida, saúde e longevidade deve recorrer a um cardápio com todos os grupos alimentares, preferencialmente alimentos naturais e frescos.

A ingestão de macro e micronutrientes de forma equilibrada e a prática de atividades físicas regulares proporcionam o equilíbrio entre o corpo e a mente. Essa é a regra que vale para todos”, ensina a nutricionista, lembrando que diabéticos e pessoas intolerantes ou alérgicas a determinados alimentos devem receber orientação especializada.

Outra regra universal para quem busca saúde, qualidade de vida e bem-estar, seja no verão ou em qualquer estação do ano, é evitar alimentos ultraprocessados, industrializados, embutidos, produtos ricos em sódio, açúcar e conservantes, refrigerantes, doces e bebidas alcoólicas.

Atividade física e alimentação saudável, com frutas in natura, legumes, verduras, proteínas e carboidratos em equilíbrio são a “dieta da moda” perfeita para quem tem um projeto de vida saudável e quer colocar fim ao efeito sanfona.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.