Material escolar está mais caro e especialista ensina como economizar
 

Matéria

Material escolar está mais caro e especialista ensina como economizar

12 / Janeiro / 2024

Professor do UniCuritiba dá dicas para driblar o aumento de 7% a 9% estimado pela Associação Brasileira de Fabricantes de Artigos Escolares

Quem tem filhos na escola já sabe: janeiro é mês de comprar material escolar, checar o uniforme do ano anterior e pensar na volta às aulas. Em Curitiba, os estudantes de escolas municipais e centros de educação infantil iniciam as atividades no dia 20 de fevereiro. A rede estadual começa mais cedo: 5 de fevereiro.

Enquanto os alunos aproveitam o restante das férias, os pais enfrentam o desafio das compras em lojas lotadas. A Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares estima que, em 2024, os itens da lista estejam entre 7% e 9% mais caros do que no ano passado.

Especialista em Comportamento do Consumidor e Planejamento Estratégico, Sérgio Czajkowski Júnior dá dicas para quem deseja economizar e manter o equilíbrio das contas. “A primeira delas é: sempre que possível, vá sozinho às compras. Pois, junto com os filhos, os pais tendem a gastar mais porque cedem aos desejos das crianças por materiais estilizados, decorados e mais caros.”

Para quem leva os filhos às lojas, o conselho é negociar as regras antes de sair de casa, estipulando, por exemplo, quais ou quantos itens a criança poderá escolher e qual o limite de gasto que a família terá.

“Se a mochila custou mais caro do que o previsto é preciso escolher cadernos e lápis de cor mais em conta. Equilibrando as escolhas é possível manter o orçamento”, ensina o professor de Marketing, Branding e Comportamento do Consumidor no UniCuritiba – instituição que integra a Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país.

O Procon-PR informa que as escolas não podem determinar a marca dos produtos a serem adquiridos. Além disso, os pais devem ficar atentos aos itens não obrigatórios que podem aparecer na lista, como os materiais de uso coletivo (papel higiênico, toner para impressora, materiais de expediente da secretaria – sulfite, clipes e grampos -, material de limpeza, copos descartáveis, caneta para quadro branco etc.).

O professor do UniCuritiba, Sérgio Czajkowski Júnior, dá outras sugestões que vão ajudar os pais a economizarem na compra do material e do uniforme.

  1. Confira a lista de material escolar antes de sair de casa, verifique tudo o que foi solicitado e priorize os itens essenciais e obrigatórios.
  2. Recicle ou reaproveite os materiais do ano passado que estão em bom estado, como a mochila, os uniformes, o dicionário, as réguas, os compassos etc.
  3. Reúna-se com outros pais e compre no atacado. Muitas lojas têm preços atrativos para compras em grandes quantidades. Se o pagamento for à vista, negocie desconto.
  4. Pesquise os preços em diferentes lojas e fique atento às promoções. Não compre tudo no mesmo lugar. Se possível, compre apenas os itens mais baratos de cada loja.
  5. Defina um limite de gastos, negocie com seu filho e mantenha-se firme nas decisões tomadas em conjunto.
  6. No caso dos livros, considere comprá-los usados ou diretamente da editora. Aproveite para oferecer os livros do seu filho, usados no ano anterior, ao grupo de pais da escola.
  7. Faça um planejamento anual. Nem todo o material precisa ser adquirido de uma vez, já que o uso não é imediato. Se não tiver dinheiro para comprar a lista toda, compre somente o que será usado nos primeiros três meses do ano.
  8. Antecipe as compras do material escolar de 2025. Alguns itens não mudam de um ano para outro e os produtos de papelaria são encontrados em qualquer época do ano. Além de evitar as longas filas nas lojas, o impacto nas finanças do início de ano é bem menor.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

 Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

 Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.