Estudante do UniCuritiba recebe prêmio em Portugal

Estudante do UniCuritiba recebe prêmio em Portugal

10 / Abril / 2023

Trabalho sobre os Acordos de Schengen garantiu ao acadêmico de Relações Internacionais premiação em concurso sobre a União Europeia

O Programa de Dupla Titulação em Relações Internacionais mantido entre o UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação – e a Universidade Lusíada Norte, na cidade do Porto (Portugal), está rendendo ao estudante brasileiro João Victor de Marchi dos Santos, 23 anos, muito mais do que experiências, aprendizados e integração cultural.

Recentemente, o acadêmico do 7º período do curso de Relações Internacionais venceu o concurso “A União Europeia na minha vida”, dividindo o pódio com outro estudante. O prêmio é uma viagem de três dias a Bruxelas, com visita às principais instituições da União Europeia.

“Na Universidade Lusíada do Porto foram selecionados dez participantes para avaliação e fui o único da área de Relações Internacionais a ser escolhido. Considerando as universidades envolvidas no concurso, que englobaram não só Portugal continental, mas também os Açores, e o total de selecionados, cerca de 30 estudantes, posso dizer que essa foi uma conquista e tanto”, comemora João Victor.

O concurso “A União Europeia na minha vida” é uma iniciativa da Rede Portuguesa de Centros de Documentação Europeia com a organização da Representação da Comissão Europeia em Portugal. O objetivo é premiar ensaios e estudos originais que promovam uma reflexão crítica sobre as políticas da União Europeia, suas atividades, povos, culturas, memórias e raízes.

Acordos de Schengen

Com uma perspectiva pessoal e original em relação à União Europeia, o estudante do UniCuritiba abordou, em seu trabalho, os Acordos de Schengen – um dos grandes marcos da União Europeia sobre a política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários.

“Expliquei como o fato de que, uma vez dentro do território dos países-membro de Schengen, as possibilidades de desfruto cultural e de mobilidade interna transformam a experiência de morar na Europa em uma oportunidade sem igual”, diz João Victor.

O posicionamento do estudante foi baseado no que aprendeu sobre a cidade do Porto e em uma viagem individual que fez à Berlim, em dezembro do ano passado. “Dessas experiências, que foram muito além da perspectiva turística, obtive uma noção única que não se aprende em sala de aula”, avalia.

Oportunidade de aprendizado

João Victor iniciou o Programa de Dupla Titulação em Relações Internacionais em setembro do ano passado e seu retorno ao Brasil está marcado para agosto deste ano. Sobre a experiência de viver em outro país, o estudante conta que tem sido um desafio de aprendizado e de integração cultural. “Nem tudo são flores e, às vezes, temos de lidar com alguns espinhos.” Ainda assim, ele afirma que “a decisão de estudar e estabelecer conexões com outro país tem proporcionado não apenas novas experiências, mas também um sentimento de realização, devido ao reconhecimento inerente à conquista do prêmio”.

Esta é a primeira viagem ao exterior que o acadêmico do UniCuritiba faz desde que ingressou no ensino superior, mas não é a única experiência de educação internacional. Entre 2017 e 2018, João Victor morou na Indonésia, o que possibilitou que ele conhecesse um pouco melhor uma realidade muito distante da perspectiva brasileira.

Desta vez, pretende ampliar seus conhecimentos utilizando o Programa de Dupla Titulação. A oportunidade servirá, inclusive, como diretriz para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante, que abordará as relações entre os países do Sudeste Asiático e suas reações e posicionamentos frente à expansão econômica da China.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.