Como ser MEI na prática? Palestra online ensina quem deseja empreender
 

Matéria

Como ser MEI na prática? Palestra online ensina quem deseja empreender

30 / Novembro / 2023

Parceria entre UniCuritiba e Sebrae/PR ajuda imigrantes e refugiados em busca de atividade profissional; inscrições para workshop no dia 6/12 estão abertas

 

O Paraná é a “casa” de milhares de imigrantes. Em um ano, o número de estrangeiros com registro ativo de residente aumentou 10,5%. Dados do Sistema de Registro Nacional Migratório (SisMigra) mostram que, em outubro de 2023, esse contingente era de 90.259. O número pode ser maior se considerados os imigrantes temporários, fronteiriços e refugiados.

A maioria dos imigrantes vem da Venezuela, Haiti, Paraguai, Argentina e Colômbia. O problema é que nem sempre é fácil encontrar emprego e recomeçar a vida. Para ajudar quem deseja empreender, o UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação – e o Sebrae/PR promovem no dia 6/12, das 19h30 às 21h, a palestra “Como ser MEI na prática”.

A inscrição é gratuita e pode ser feita em https://forms.office.com/r/rQNm1NsQVi. Os inscritos receberão um link de acesso para participar do workshop, que será online via Microsoft Teams.

Consultora nas áreas de Empreendedorismo e Recursos Humanos e professora de Gestão e Negócios do UniCuritiba, Helaine Badia diz que a palestra com especialistas do Sebrae/PR vai ensinar como se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). “Nossa intenção é fomentar o empreendedorismo e mostrar a esse público que uma forma de gerar renda é abrindo o próprio negócio.”

Desde 2021, o UniCuritiba ajuda imigrantes em busca de emprego. Por meio do projeto Connect, estudantes voluntários auxiliam estrangeiros na elaboração de currículos e promovem workshops sobre processos seletivos, locais onde procurar emprego de forma segura, particularidades do mercado de trabalho brasileiro e como se portar em entrevistas de emprego. Mais de 60 empresas são parceiras do projeto e, quando há vagas, acessam o banco de talentos do Connect.

Segundo a professora Helaine Badia, os currículos são maravilhosos. “Muitos imigrantes têm excelente formação, são altamente capacitados e têm soft skills e hard skills bem desenvolvidas, mas ainda assim encontram dificuldades em se inserir no mercado de trabalho brasileiro, bastante acirrado. Foi por isso que decidimos mostrar o empreendedorismo como opção.”

A palestra “Como ser MEI na prática” será realizada em parceria entre o UniCuritiba e o Sebrae/PR e conta com o apoio da Ação Social Irmandade sem Fronteiras e da MEU – Mulheres Emigrantes Unidas.

 

Cartilha Trabalhista

Além dos atendimentos individualizados e dos workshops, o UniCuritiba atua em outras frentes para auxiliar imigrantes e refugiados. Um exemplo é publicação da Cartilha Trabalhista, resultado da parceria entre o projeto Connect e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello. O documento auxilia no entendimento sobre o mercado de trabalho brasileiro.

A primeira edição está disponível em quatro idiomas e traz dicas sobre como produzir um bom currículo em português, como se sair bem em processos seletivos, onde buscar emprego no Paraná e quais os direitos e deveres do trabalhador migrante no Brasil. Para consultar ou fazer o download da cartilha basta acessar https://bit.ly/3hJVKGu

Os imigrantes interessados em conhecer o projeto Connect podem acessar o Instagram (@projeto.connect) e enviar uma mensagem no direct. Outra forma é mandar um e-mail com o assunto “Quero saber mais” para [email protected].

 

SERVIÇO

O quê: palestra “Como ser MEI na prática”

Quando: 6/12 (quarta-feira), das 19h30 às 21h

Quanto: gratuito

Onde: online, via Microsoft Teams Como: para participar, basta se inscrever em https://forms.office.com/r/rQNm1NsQVi.

 

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.