28 de abril – Dia da Educação: como o processo de ensino e aprendizagem pode transformar vidas

26 / Abril / 2024

Larissa Albuquerque Dutra

Diretora do UniCuritiba

A educação é, indiscutivelmente, um dos pilares fundamentais para a transformação de vidas e de realidades. Esse processo está em constante evolução, assim como o mundo. Hoje, vivemos a era da tecnologia, da IA e do excesso de informação, ao mesmo tempo em que temos insuficiência de atenção.

É preciso estar preparado para alcançar as mudanças que vêm com a educação, a ferramenta mais poderosa que temos para transformar vidas e moldar realidades. Além do papel educacional e social, ela usa o conhecimento como catalisador do progresso e do desenvolvimento.

A dinâmica das mudanças que permeiam o ensino/aprendizagem pode ser vista de várias maneiras e a inovação na educação não se resume apenas à introdução de tecnologias em sala de aula, embora essas desempenhem um importante papel nesse processo.

Trata-se também de repensar os métodos de ensino, promovendo sempre o protagonismo do estudante. A educação baseada em projetos, o aprendizado colaborativo e a utilização de ferramentas digitais são apenas algumas das estratégias inovadoras que têm se mostrado eficazes para engajar e preparar para os desafios do século XXI.

Os profissionais do futuro precisam não apenas de habilidades acadêmicas, mas também socioemocionais que os tornem aptos a enfrentar os desafios do mundo e de um mercado de trabalho em constante desenvolvimento. Nesse sentido, a educação desempenha um papel fundamental, com uma formação que, além da qualidade, está baseada cada vez mais em competência e conexão com a prática.

Na nossa Instituição, acreditamos que a valorização da autonomia dos estudantes é essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências. Por isso, buscamos criar oportunidades para uma jornada personalizada que coloca o estudante no centro e estabelece conexões importantes desde cedo.

A conexão entre a educação e o mundo do trabalho vai além da formação técnica. É importante estar sempre atento às necessidades para promover o desenvolvimento de habilidades conectadas aos desafios reais.

Pensamento crítico, comunicação eficaz, resolução de problemas e trabalho em equipe são algumas das competências que habilitam os profissionais a se destacarem em suas carreiras. É preciso reconhecer que cada detalhe é importante porque pode ser uma nova forma de promover a educação e oportunizar a aprendizagem.

O ensino não está limitado aos espaços e é capaz de superar barreiras e fronteiras geográficas para transformar a vida das pessoas em qualquer lugar. O processo contínuo de aprendizagem é primordial em um mundo em constante mudança e contribui para um desenvolvimento pessoal e profissional consistente e perene.

Por fim, no dia em que celebramos a educação, percebemos desafios e oportunidades, mas, sobretudo, reafirmamos a convicção de que é possível transformar, integrar, conectar e incluir. Precisamos, apenas, preparar os estudantes para serem protagonistas, cidadãos ativos, empreendedores e profissionais diferenciados em um mundo em constante mudança.

A educação não acontece somente em sala de aula, mas supera barreiras e precisa estar presente em todos os ambientes sujeitos a avanços. Investir em educação de qualidade é investir no futuro, é investir na transformação de vidas e realidades.