O coordenador-geral do Programa de Pós-Graduação do UNICURITIBA, Prof. Frederico Glitz, foi convidado para atuar como juiz na etapa brasileira da Jessup Competition. O evento foi realizado entre 13 e 15 de fevereiro, na UniSociesc Continente, em Florianópolis (SC).

Organizada pela International Law Students Association (ILSA), a Jessup Competition é a maior competição de cortes simuladas do mundo, contando com a participação de 3 mil alunos de 700 faculdades espalhadas por 100 países.

O evento consiste na simulação de um julgamento perante a Corte Internacional de Justiça, órgão judicial das Nações Unidas, no qual as equipes têm como base um caso fictício que engloba importantes e complexas questões de Direito Internacional.

A competição acadêmica abordou a sucessão de tratados, sistema de armas letais completamente autônomos, ministro de governo acusados de crimes de guerra e potenciais conflitos de jurisdição entre a Corte Internacional de Justiça e a Organização Mundial do Comércio.

De acordo com o Prof. Glitz, os times se apresentam como se estivessem defendendo um Estado perante o Tribunal. O caso, que é anual e direcionado para todos os países que participam da competição, diz respeito a uma situação hipotética envolvendo conflito entre dois Estados hipotéticos.

A rodada internacional acontece todos os anos em Washington, D.C., após a qualificação dos times nas rodadas nacionais.