Entre 29/5 e 1º/6/2013, o UNICURITIBA foi a sede do XXII Encontro Nacional, promovido pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI), em parceria com o Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania. O tema do evento foi “Os 25 anos da Constituição Cidadã: os atores sociais e concretização sustentável dos objetivos da República”.

O Dr. Danilo Vianna, Magnífico Reitor do UNICURITIBA, ressaltou a relevância desse encontro para a sociedade. “Esperamos que as discussões fomentadas nos dias do evento, que congregou os mais ilustres juristas de notável saber e conhecimento jurídico de nosso país, possam contribuir com as pesquisas realizadas no campo do Direito para o crescimento de todos quantos se envolvem com a prática da Justiça e sua função social, transformando realidades”, afirmou.

O tema do evento foi abordado sob diversos vértices do Direito, em conferências, palestras, painéis, oficinas, apresentação de pôsteres, grupos de trabalhos, fóruns, lançamentos de e-books e outras atividades, destacando-se Comissão Nacional da Verdade, que contou com membros dessa comissão; Direito Desportivo; Comércio Eletrônico; Patologias Corruptivas; Tributação e os Direitos Fundamentais do Contribuinte; Desafios dos Direitos Humanos Fundamentais.

Estiveram presentes: Dr. Roque Antonio Carrazza (SP), Dr. Lenio Luiz Streck (SC), Dr. Ingo Wolfgang Sarlet (RS), Des. Federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama (RJ), Drª Mônica Herman Salem Caggiano (SP), Dr. João Maurício Leitão Adeodato (PE), Dr. Gonçalo Nicolau Cerqueira Sopas de Mello Bandeira (Portugal), Drª Teresa Arruda Alvim Wambier (SP), Dr. Davide Parrilli (Bélgica), Dr. Marco Olivetti (Itália), entre outros.

Além da relevância de todas as discussões que ocorreram no CONPEDI, a Drª Viviane Coêlho de Séllos Knoerr, coordenadora do Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania, fez uma avaliação da importância para o UNICURITIBA ser sede e parceiro na organização desse encontro: “Para nossa Instituição, sediar o CONPEDI é o reflexo de nosso envolvimento no projeto de nucleação e compartilhamento das dimensões da produção cientifica nacional na área jurídica, culminando com a posterior publicação dos trabalhos apresentados no evento.”