Entre os dias 27 e 29 de novembro, o Programa de Mestrado e Doutorado do UNICURITIBA realizou o IX Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania (CONBRADEC), sob o tema “Desenvolvimento Social e Regional Subsidiado Pelo Direito De Empresa”, com o objetivo de reunir pesquisadores e autores de referência para debater e apontar possíveis resultados para as questões que envolvem essas áreas do Direito.

Os professores Ivo Dantas, Paulo Ramos e Willis Santiago Guerra Filho foram responsáveis pela conferência de abertura, que teve uma proposta dialógica, com debates abertos à plateia.

Destacam-se a presença dos seguintes convidados: Anderson Ribeiro Correia, presidente da CAPES; Sérgio Moro, ministro da Justiça e da Segurança Pública e professor do Programa de Mestrado e Doutorado do UNICURITIBA, Diego Menezes, Pró-Reitor da UNIT; André Malcher Meira, do Instituto Silvio Meira; Orides Mezzaroba, presidente do CONPEDI; Enrico Francavilla, autor da Editora Saraiva; Ivo Dantas, professor da UFPE; Felipe Chiarello, da Mackenzie; Horácio Wanderlei Rodrigues, da UFSC; Jamile Bergamaschine Mata Diz, cátedra da Jean Monnet; Lívia Paes Barreto, representante da CAPES/Diretoria de Relações Internacionais; Ricardo Hasson Sayeg, do Conselho Superior da CAPES; e Vivian de Almeida Gregori Torres, presidente da Comissão de Pós-Graduação da OAB/SP.

Além dos painéis e conferências, o congresso contou com 13 Grupos de Trabalho e sete lançamentos de livros.

Homenagens

Diversas condecorações foram entregues durante o IX CONBRADEC:
- Prof. Luiz Eduardo Gunther – participação efetiva em todas as edições do CONBRADEC
- Prof. Demetrius Macei – Moção de Agradecimento como patrono do CONBRADEC em todas as edições
- Profª Wanda Camargo – homenagem e reconhecimento como educadora e incentivadora do projeto “Palavra de Mulher”
- Prof. Luiz Fernando Coelho – Mérito Acadêmico pela contribuição ao Direito Brasileiro e formação de juristas
- Prof. Orides Mezzaroba – Mérito Acadêmico
- Prof. Felipe Chiarello – Mérito Acadêmico pela contribuição ao Direito Brasileiro e formação de juristas
- Prof. Clayton Reis – Mérito Acadêmico
- Rodrigo Campos Hasson Sayeg – 1º colocado na Linha 1 no Processo Seletivo Doutorado/2019
- José Alberto Monteiro Martins – 1º colocado geral no Processo Seletivo Doutorado/2019
- Desembargador Mário Ramidoff – Mérito Acadêmico
- Prof. Horácio Wanderley Rodrigues – Mérito Acadêmico
- Desembargador José Laurindo de Souza Netto – Mérito Acadêmico

O Prof. Clayton Reis teve também uma obra lançada em sua homenagem. O livro “Estudos em Homenagem ao Professor Clayton Reis” é da Editora Instituto Memória e contém depoimentos, artigos jurídicos e fotobiografia.

A Profª Viviane Coêlho de Séllos-Knoerr também foi homenageada com uma obra intitulada “Direito sob a Perspectiva Feminina”, da Editora Juruá, com artigos escritos exclusivamente por mulheres.