Há aproximadamente um ano, os grupos de pesquisa do UNICURITIBA participavam de diversas edições de competições internacionais. Nesta época do ano, costumávamos comemorar os excelentes resultados que sempre obtiveram. Em 2020, devido à pandemia, esses eventos estão todos suspensos. Por isso, pensamos em relembrar as participações de nossos alunos nas competições de 2019 e de 2018, na expectativa de que em breve possamos celebrar juntos outras grandes conquistas das nossas equipes.

Em março de 2018, foi realizado em Viena, na Áustria, o Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, uma competição em Arbitragem que reuniu estudantes de Direito de diversos países. Aproximadamente 350 IES participaram do evento. Destas, três instituições brasileiras ficaram entre as finalistas: o Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA, UERJ e FGV-SP. O UNICURITIBA chegou à fase final conquistando a 33ª colocação.

O Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos (GEDIH) tem obtido excelentes resultados nas competições das quais participa. A mais recente foi na American University, em Washington, D.C., em maio de 2019. A equipe, composta pelas alunas Isabella Dias, Sâmara Oliveira e Isabella Traub, chegou à fase semifinal da Inter-American Human Rights Moot Court Competition. Um total de 90 equipes de 24 países participaram da competição e o GEDIH ficou entre as 18 que chegaram à semifinal, sendo apenas quatro brasileiras. O grupo conquistou ainda o terceiro melhor memorial do Estado em português, e a aluna Isabella Dias ganhou o prêmio de melhor oradora.

Já o Grupo de Pesquisa em Direito Penal Internacional, coordenado pelo Prof. José Carlos Portella Jr., esteve em Haia, na Holanda, em maio de 2018, participando da etapa mundial do International Criminal Court Moot Court Competition Brazilian Round (ICCMCC). A equipe composta pelas alunas Bárbara Marchioro Pagliosa, Isabella Domborovski Camargo, Valentina Boni, Anabelle Meira e Nicole França Bergamini foi classificada para as quartas de final da competição. O UNICURITIBA é a única instituição brasileira da história do ICCMCC a chegar nessa fase.

Em julho de 2019, alunas do Grupo de Pesquisa Sistema ONU do UNICURITIBA, acompanhadas pela coordenadora Profª Priscila Caneparo, participaram do Nelson Mandela World Human Rights Moot Court Competition, realizado no Palácio das Nações, em Genebra, na Suíça. O grupo, formado pelas alunas Valentina Boni (Direito – oradora); Kimberly Coelho (Relações Internacionais – oradora) e Fernanda Barboza (Direito – pesquisadora), participou do evento pela segunda vez, sendo seu segundo ano de existência.