Entre os dias 19 e 23 de setembro, o Grupo de Pesquisa Sistema ONU, do UNICURITIBA, participou da rodada preliminar on-line da 12ª edição do Nelson Mandela World Human Rights Competition, organizado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU e pela Universidade de Pretória, da África do Sul.

De acordo com a Profª. Priscila Caneparo, coordenadora da equipe, neste ano, devido à realidade que o mundo está vivenciando, as rodadas orais ocorreram virtualmente, no entanto, sem diminuir o empenho e dedicação do time.

Para garantir a classificação nessa rodada preliminar, o grupo, composto inteiramente por mulheres, trabalhou muito para elaborar ótimos memoriais e trabalhos escritos, referentes a um caso hipotético. As acadêmicas Kimberly Oliveira, egressa do curso de Relações Internacionais (RI) e estudante de Direito, e Sabrina Maciel, aluna de RI, realizaram a exposição de seus argumentos em frente a juízes internacionais, de diversas nacionalidades.

Ao final, a equipe ficou entre as 10 melhores universidades do mundo, classificando o UNICURITIBA como a 9ª melhor universidade do mundo no sistema global de proteção dos direitos humanos (colocação geral) e a 8ª melhor universidade competindo nas rodadas orais em língua inglesa, num universo de 48 instituições de ensino superior.

“Esta foi a melhor posição já alcançada pelo UNICURITIBA nessa competição. Sendo apenas a terceira participação do grupo, estamos imensamente felizes com o resultado e certamente buscaremos melhorar ainda mais para futuros anos! Ficamos à frente de grandes nomes, como Yale, USP, Geneva Academy, entre outros”, detalha a Profª. Priscila.

A 12ª edição do Nelson Mandela World Human Rights Moot Court Competition será realizada entre 7 e 11 de dezembro de 2020, no Palácio das Nações, em Genebra, na Suíça.