"Qual é o seu sonho?". Com essa pergunta, foi dado início a uma Aula Inaugural diferente no Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Chamados a pensar sobre seus objetivos e persistência em lutar por eles, alunos dos cursos de Gestão de RH, Gestão de Produção Industrial, Logística, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Publicidade e Propaganda participaram de uma palestra que os provocou a sonhar e a reavaliar sua rotina.

O tema "Dois Oceanos e um Coração como Bússola" foi conduzido por Flávio Nicodemus, engenheiro mecânico por formação, mas viajante e descobridor do mundo por opção. Por meio de sua vivência e experiência em viagens realizadas por 40 países a bordo de um veleiro, Flávio instigou os estudantes a repensar a maneira como têm levado a vida – se existe foco e se acreditam no que realmente querem.

"Essa viagem para mim foi uma grande transformação. Então, a partir dessa experiência, quero mostrar às pessoas que vale a pena acreditar no sonho. Quando faz isso, você vai além, porque tudo aquilo que for fazer será realizado da melhor maneira possível. Você vai conseguir extrair o máximo de si", conta Nicodemus, entusiasmado.

Esse mesmo entusiasmo repercutiu durante toda a palestra e chamou cada vez mais alunos para dentro do Grande Auditório na noite de terça-feira (25). Para um dos professores organizadores do evento, Fabiano Pucci, coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda, a ideia era mesmo incentivar a motivação dos estudantes. "O tema ajuda para que eles reconheçam que algumas ferramentas eles já têm, já estão dentro de um curso, já estão dentro de uma carreira que escolheram. Agora, cabe a eles vislumbrar as oportunidades e saber defendê-las, agarrá-las e entender que a perseverança e a dedicação são essenciais. Sem isso não se vai a lugar nenhum", explica Pucci.

Para o viajante, o ambiente universitário conduz a um olhar diferente sobre as coisas. "Dou muito valor ao fato de ter concluído a faculdade. As pessoas têm sim que se instruir, ter uma formação, e isso vai ajudar a ver o mundo de outra forma, mas nunca deixando o sonho de lado. Se não fosse a engenharia, por exemplo, talvez eu nunca tivesse embarcado nesse veleiro. Nenhum conhecimento, nenhum diploma deve ser desperdiçado. Isso abre portas. Mas nunca devemos fechar outras portas. Devemos sempre abrir", dá a dica.

Ao final do bate-papo, o palestrante reforça sua mensagem, válida para todos os cursos, idades e sonhadores: "Aproveitem ao máximo, explorem ao máximo, investiguem, experimentem. Às vezes, você pode não gostar e achar que perdeu tempo. Mas não perdeu. Aquilo, então, já poderá ser riscado do mapa. Você já sabe que por ali não precisa ir. Vá por outro lado, mas experimente!".

PREMIAÇÃO
Após a palestra, outra atividade buscou dar ainda mais incentivo aos estudantes. Os melhores Projetos Integradores (PI) desenvolvidos por alunos dos últimos módulos do Curso de Gestão em RH receberam premiação por suas iniciativas.

Para desenvolver os PIs, os alunos deveriam realizar análise de empresas reais e desenvolver soluções de melhoria para essas instituições. O trabalho é desenvolvido com integração das diversas disciplinas, conciliando os conhecimentos adquiridos à prática das empresas.

"O melhor projeto é sempre escolhido em função das sugestões apresentadas; qual olhar foi mais abrangente, mais adequado àquela realidade. O que vale é a percepção do aluno em colocar em prática o que estão aprendendo", explica a coordenadora do curso de Gestão em RH, Profª Elza Rumiko.

Confira as equipes premiadas com o troféu “Destaque em PI”:

Módulo B: SUGESTÃO DE INTRODUÇÃO DE MELHORIAS NO SETOR DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DO GRUPO BARIGUI

Equipe: Aline de Barros Dias, Alisson Pontes Ribeiro, Dherbe Moreira, Eric William Matias Alves, Natasha Cristine Bohn, Natielli de Oliveira Xavier.

Objetivos: Propor melhorias nos processos de planejamento, recrutamento e seleção de pessoal da empresa Ford Center, do Grupo Barigui, otimizando o atendimento aos colaboradores, e contribuindo para melhor rendimento da empresa como um todo.

Módulo C: IMPLANTAÇÃO OU DESENVOLVIMENTO DE MELHORIAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS DA EMPRESA CARGO SHIPPING SERVICES LOG

Equipe: Danielle Santos Franco, Edson Cleiton Vaz Monteiro, Makeli Ronkoski, Mariluci de Fátima dos Santos, Thais de Fátima Lacerda.

Objetivos: Implantar ou desenvolver melhorias no processo de desenvolvimento de pessoas para a empresa Cargo Shipping Services Log, para o desenvolvimento do capital humano e organizacional.

Módulo D: SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA A EMPRESA POWER TURBO LTDA.

Equipe: Cássia Rosário, Fabiana Paixão, Giovanna Claro, Lílian Vitorino, Roselaine Lima.

Objetivos: Propor a implantação ou melhoria de uma política de sustentabilidade para a empresa Power Turbo.