A época mais aguardada do ano chegou: no dia 11 de junho, o Curso de Design de Interiores do UNICURITIBA inaugurou a 4ª edição da Mostra “Do Lixo ao Luxo”. São 11 ambientes totalmente elaborados pelos alunos dos Módulos A e C, em equipes mistas, orientados pelos professores Arildo Camargo e Vinicius Trevisan.

O objetivo da exposição é desenvolver espaços sustentáveis e criativos a partir da reutilização de móveis, materiais descartáveis e objetos obsoletos, transformando aquilo que é visto como lixo em ambientes funcionais e estéticos.

Neste ano, o diferencial foi a necessidade de criar o projeto utilizando como referência jovens artistas visuais/gráficos locais. As inspirações foram as seguintes: André Mendes, Raphael Langowski, Marcelo Paciornik, Wilson Pinto, Wladimir Gomes, Iara Teixeira, Marcos Novak, Domingos Tótora, Eva Giller e Pryscila Vieira.

Além de contribuir para a conceituação do projeto, os alunos do Módulo A ficaram responsáveis por produzir padronagens para aplicar nas paredes, móveis e acessórios. Eles também desenvolveram a maquete do ambiente.

Já o Módulo C, por possuir mais experiência, ficou com a tarefa de elaborar todo o projeto de maneira participativa com os acadêmicos do Módulo A.

De acordo com o Prof. Antônio Miranda, coordenador dos cursos de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo do UNICURITIBA, a cada ano que passa, a mostra evolui nos quesitos qualidade, acabamento e criação.

“É muito gratificante ver o crescimento dos alunos durante todo o processo. O mais importante é isso: não é o ambiente mais bonito, mas o conhecimento que eles adquirem nesse período. Principalmente na hora de executar o projeto que eles criaram. É nessa hora que eles percebem o quão difícil é tirar a ideia do papel. Aí eles começam a dar valor à própria profissão”, destaca Miranda.

Após o encerramento do evento, todos os móveis confeccionados pelos alunos serão doados a instituições sem fins lucrativos.

A mostra é aberta ao público e fica em exibição até 2 de julho, no 2º piso do Bloco E do UNICURITIBA, na Rua Chile, 1.678.

4ª Mostra “Do Lixo ao Luxo”
Data: até 2 de julho de 2019
Horário: das 8h20 às 22h40
Local: Hall do 2º piso do Bloco E do UNICURITIBA