Em 24 de setembro, os alunos do Módulo D do Curso de Design de Animação visitaram o Projeto Ecobarreira, do rio Atuba, em Colombo (PR). A atividade fez parte da disciplina Comunicação Socioambiental, ministrada pela Profª Alessandra Galli Aprá, que acompanhou os acadêmicos junto com a Profª Fernanda Bogoni.

O projeto, criado por Diego Saldanha, visa reter todo tipo de lixo flutuante que desce pelo rio Atuba. “Nasci e cresci na região e como cidadão comum, tenho o dever de fazer minha parte e tentar trazer uma vida melhor para o rio. Foi assim que nasceu o Projeto Ecobarreira”, conta Diego.

O rio Atuba é um afluente do rio Iguaçu, que nasce em Curitiba e termina nas Cataratas, no extremo oeste do Paraná. Faz parte da bacia do rio Iraí, uma das principais fontes de abastecimento de água da capital paranaense.

A Ecobarreira completa três anos em janeiro de 2020 e já recebeu dois prêmios: o Prêmio Lixo Zero, no Rio de Janeiro, e o Prêmio Pega a Visão de Empreendedorismo Popular, em Goiás. Além disso, estima-se que foram retiradas mais de três toneladas de lixo por meio do projeto.

“Iniciei a ação porque tenho dois filhos e gostaria de passar para eles uma consciência ambiental melhor do que a praticada por nós. Hoje, o projeto é referência no Brasil inteiro. Várias cidades já replicaram a ideia em rios de todo o País”, detalha o idealizador da Ecobarreira.

“Diego faz um belo trabalho de Educação Ambiental aplicada, dando exemplo e mostrando que toda atitude voltada para a sustentabilidade socioambiental vale a pena! Ele nos convida à reflexão sobre os nossos atos de consumo e sobre o modo como tratamos os resíduos sólidos”, afirma a Profª Alessandra.

De acordo com a professora, além dá Ecobarreira, Diego também desenvolveu uma Ecofossa, porque a comunidade em que ele mora não é atendida pelo saneamento básico. Ele também pretende instalar na comunidade um projeto de postes de iluminação pública com placas solares.

logo unicuritiba branca
ico3 face     ico3 youtube     ico3 twitter     ico3 instagram      Blog     ico3 contato

Câmpus Milton Vianna Filho: R. Chile, 1.678 - Rebouças, 80220-181
Câmpus Pinheirinho: Rod. Régis Bittencourt, 18.805 - Pinheirinho, 81690-300
+55 41 3213.8700 | E-mail: centralatendimento@unicuritiba.edu.br