A docente dos cursos de Design Gráfico, Marketing e Publicidade e Propaganda do UNICURITIBA, Profª Gláucia de Salles Ferro, foi uma das vencedoras do Prêmio ICE de Investimentos e Negócios, por sua tese de Doutorado intitulada “Modelo de Processo de Design Thinking Aplicado a um Negócio Social”, na última quarta-feira, 8 de maio, em São Paulo.

A premiação, organizada pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), valoriza a produção acadêmica voltada à geração de valor socioambiental, à inovação social, a marcos regulatórios e a políticas públicas, e busca incentivar e reconhecer trabalhos acadêmicos sobre Investimentos e Negócios de Impacto de todo o Brasil, com o objetivo de contribuir para inserção desses temas nas instituições de Ensino Superior.

Defendida em 2018, a tese da Profª Gláucia foi uma das três escolhidas entre 47 trabalhos acadêmicos inscritos nas categorias Graduação, Mestrado e Doutorado. O estudo utiliza conceitos de Design Thinking e propõe a atuação efetiva do designer para estruturar um negócio, visando à criação simultânea de valor econômico e impacto social.

A Profª Gláucia conta que a batalha para chegar até o final do Doutorado, realizado na UFPR, foi intensa. “Minha alegria por ter conquistado o prêmio ICE é indescritível. Quando decidi escrever o artigo da tese para participar desse prêmio, tive o firme propósito de levar o Design Thinking voltado às causas sociais para as vitrines do mundo corporativo e de investimentos. A conquista do prêmio em 2º lugar, tendo concorrido com mais de 40 pesquisas, me deram a certeza de que minha decisão foi acertada”, detalha.

O objeto de estudo da tese da docente foi a Badu Design, empresa curitibana que comercializa artigos de papelaria e acessórios produzidos por mulheres em risco social a partir de refugos de fábricas situadas na região metropolitana da cidade. Após as sugestões da Profª Gláucia, a empresa cresceu e passou a oferecer capacitações de novas empreendedoras e discussões de ideias para reaproveitamento de tecidos. Além disso, com a aplicação do Design Thinking, a empresa viabilizou oficinas de costura, cursos e workshops para a comunidade e para parceiros empresariais, além da implantação de uma loja própria.

“Mais do que uma conquista pessoal, esse prêmio indica o caminho para onde devemos direcionar as pesquisas acadêmicas em todos os níveis. O UNICURITIBA também tem como propósito o âmbito social e, ao mesmo tempo, tem professores e profissionais altamente gabaritados para orientar trabalhos com esse viés”, complementa Gláucia.