Em 29 de maio, alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia Civil visitaram o Cyber Data Center da Oi, acompanhados pelo Prof. Lucas Ihlenfeld. A atividade foi realizada em duas etapas.

Na primeira, os estudantes conheceram a entrada de energia elétrica, os sistemas de geração de emergência, a sala de baterias e quadros de transferência de carga, isto é, a infraestrutura de suporte ao funcionamento do Data Center. Além disso, foi discutido como o Data Center é energizado em situações de contingência decorrentes da falta de suprimento de energia elétrica.

Na segunda etapa da visita, os acadêmicos entraram nas instalações de processamento de dados. Ao longo do caminho, eles passaram por diversos pontos de controle de acesso, bem como das salas que contém os sistemas de refrigeração, evidenciando tanto as questões de segurança quanto de climatização desse tipo de instalação. No espaço do Data Center propriamente dito, conheceram a infraestrutura física, o hardware, o software e os serviços da operadora.

A visita foi concluída com um breve histórico do setor, seguido de um debate sobre as perspectivas do mercado.