15027859 1130780580333805 6549448337921956499 nO aluno Matheus Rodrigo Fabiano Silva, do 4º Período do Curso de Relações Internacionais e atleta do Núcleo de Esportes do UNICURITIBA no basquete, recebeu recentemente o prêmio “Bola de Ouro” do Hospital Pequeno Príncipe, onde atua como estagiário.

DSC 0023Na última terça-feira (01 de novembro), o Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA promoveu algumas oficinas que discutiram o tema refúgio. Pela manhã os alunos puderam participar do Cine-debate sobre crianças refugiadas, organizado pelos alunos do Grupo de Iniciação Científica “Mobilidade Humana Internacional e Direitos Humanos”, que contou com a participação de Martha Toledo, coordenadora da ADUS – Instituto de Reintegração dos Refugiados, e que comentou sobre a importância dos voluntários nesse meio. “Quando você acha que faz pouco, na verdade para essas pessoas você está fazendo muito. A concepção de vida, depois que você passa a ter contato com os refugiados, muda completamente, você valoriza, de fato, as coisas mais simples que lhe são oferecidas; ver o sorriso no rosto deles é impagável”, diz.

DSC 0074Nos dias 24 a 26 de outubro aconteceu a Semana Acadêmica de Relações Internacionais. O evento contou com a participação de profissionais renomados que debateram os mais diversos assuntos. No primeiro dia as temáticas foram direcionadas para o Dia das Nações Unidas, comemorado em 24 de outubro.

IMG 20161010 WA0000Entre os dias 07 a 17 de outubro, um grupo de alunos do Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA viajou a Genebra, na Suíça, para visitar a sede de diversas organizações internacionais. Entre elas a sede europeia da ONU, que fica no Palácio das Nações, a Organização Mundial do Comércio (OMC), o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, a ONG Médicos sem Fronteiras, entre outras. Cada instituição preparou palestras e debates especialmente para o grupo.

IMG 4537 2O curso de Relações Internacionais, em parceria com o ADUS - Instituto de Reintegração do Refugiado, promove de 6 a 20 de outubro, a exposição "Entre Mundos", que acontece no hall do Bloco D. A mostra é composta por seis fotógrafos, entre eles dois sírios. “A ideia é aproximar a comunidade acadêmica da realidade dos refugiados e as razões que levam as pessoas a abandonar as próprias casas, já que muitas delas fugiram de situações de guerra, perseguições políticas, étnicas e religiosas, e no caso dos haitianos (visto humanitário), de desastres naturais”, afirma o Prof. Thiago Assunção, idealizador da exposição.

Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro o Centro Acadêmico de Relações Internacionais (CARI) do UNICURITIBA, em parceria com os docentes do curso, promoveu a Mostra Cultural de Relações Internacionais no SESC Paço da Liberdade.