DSC 0006 Na última sexta-feira, 25 de novembro, o UNICURITIBA encerrou para o ano de 2016 as palestras referentes ao Orange Day. Durante o segundo semestre, em todo dia 25 de cada mês, a Instituição em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica (NPEA) e com o Curso de Relações Internacionais, proporcionou debates riquíssimos em apoio à iniciativa proposta pela ONU, em discutir a violência contra meninas e mulheres e os desdobramentos dessa causa.

15123215 10211519453805445 1921629530802292620 oO Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA, por meio do Projeto de Pesquisa Operações de Paz, em cooperação com o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), levou, no mês de novembro, cinco alunos da Instituição acompanhados pela Profª. Drª. Karla Pinhel Ribeiro para conferir de perto como funciona a entidade.

DSC 0005Nos dias 16 e 17 de novembro, o Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA, realizou novamente o Modelo de Nações Unidas (MONU), uma simulação universitária dentro dos moldes organizacionais utilizados pelas principais instituições ao redor do Brasil e do mundo, como a Organização Mundial do Comércio, a Organização Mundial da Saúde, a Força-Tarefa e o Conselho de Segurança.

DSC 0024Os alunos do Curso de Relações Internacionais simularam o julgamento do “Caso dos Exploradores de Caverna”, obra fictícia do autor Lon Fuller, que se passou no ano de 4299, e que costuma ser utilizada como obra introdutória nos cursos de Direito no mundo inteiro. Ela é utilizada para discutir o conflito entre a interpretação literal das leis e sua adequação a cada caso concreto, uma vez que o livro trata de cinco membros de uma sociedade espeleológica que entram em uma caverna e acabam soterrados.

15027859 1130780580333805 6549448337921956499 nO aluno Matheus Rodrigo Fabiano Silva, do 4º Período do Curso de Relações Internacionais e atleta do Núcleo de Esportes do UNICURITIBA no basquete, recebeu recentemente o prêmio “Bola de Ouro” do Hospital Pequeno Príncipe, onde atua como estagiário.

DSC 0023Na última terça-feira (01 de novembro), o Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA promoveu algumas oficinas que discutiram o tema refúgio. Pela manhã os alunos puderam participar do Cine-debate sobre crianças refugiadas, organizado pelos alunos do Grupo de Iniciação Científica “Mobilidade Humana Internacional e Direitos Humanos”, que contou com a participação de Martha Toledo, coordenadora da ADUS – Instituto de Reintegração dos Refugiados, e que comentou sobre a importância dos voluntários nesse meio. “Quando você acha que faz pouco, na verdade para essas pessoas você está fazendo muito. A concepção de vida, depois que você passa a ter contato com os refugiados, muda completamente, você valoriza, de fato, as coisas mais simples que lhe são oferecidas; ver o sorriso no rosto deles é impagável”, diz.