No dia 28, o Sesi PR, a Faculdade da Indústria IEL, o CIFAL - Centro Internacional de Formação de Atores Locais da ONU, a Celepar e o UNICURITIBA uniram esforços para envolver pesquisadores, professores, alunos e interessados em compreender a nova agenda mundial de desenvolvimento, organizada sob a coordenação das Nações Unidas e a participação de vários países.

Nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), está proposto um crescimento econômico a serviço do desenvolvimento social e condicionado à sustentabilidade ambiental. Ao todo são 17 objetivos destinados a todos os países e na última quinta-feira, o UNICURITIBA sediou um debate que foi voltado ao de número 17: Fortalecer os mecanismos de implantação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Para a Gestora de Informações do Núcleo de Indicadores e Pesquisa do Sesi/PR, Yara Prates Kenappe, há uma importância grade em investir nas parcerias internacionais. “Um dos objetivos, por exemplo, é acabar com a fome, mas não só de alimentos – de educação, de saúde, de igualdade de gênero. Então contar com investimento nas políticas internacionais é fundamental para que o fluxo financeiro possa ser conduzido para os países carentes”, afirma.

Patrícia Tendolini, coordenadora do Curso de Relações Internacionais, disse estar muito satisfeita com o evento. “Começar o semestre com um assunto dessa magnitude é muito gratificante. Ver o auditório cheio de pessoas que se interessam pelo debate e apoiam causas como essa nos enche de orgulho. Vale lembrar que no dia 25 de julho começamos um concurso que também tem a ver com essa proposta. Trata-se do Orange Day, precisamente o ODS de número cinco, que é “atingir a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas” e contamos com a participação de todos os alunos da Instituição”, complementa.

O evento também contou com a participação dos professors de Relações Internacionais e Direito do UNICURITIBA, respectivamente, Thiago Assunção e Janiffer Tammy Gusso Zarpelon, do economista e sócio-diretor da Original Trade, João Tezza Neto e da Coordenadora do Núcleo de Indicadores e Pesquisa do Sesi/PR, Diva Irene da Paz Vieira.