O cenário de isolamento social e acesso às novas tecnologias foi o que impulsionou o Prof. Gustavo Glodes Blum, que leciona nos cursos de Relações Internacionais e Direito, e é responsável pelo Grupo de Pesquisa Redes e Poder no Sistema Internacional (RPSI) no UNICURITIBA, a criar o canal RPSI, no YouTube, para disponibilizar conteúdos sobre Geopolítica, Relações Internacionais e Segurança Internacional.

De acordo com o professor, a ideia surgiu antes da pandemia, em 2019, durante a organização do I Congresso de Relações Internacionais no Mundo Atual (RIMA) sobre muros e fronteiras. “Eu e os alunos tivemos algumas ideias que envolviam vídeos no YouTube. Cheguei a fazer o canal, mas as ideias não se concretizaram, e o canal ficou lá. Este ano, devido ao contexto atual, acabei dando vazão ao canal com temas que trabalhamos no Grupo de Pesquisa, e também nas disciplinas que ministro nos cursos de Relações Internacionais e Direito”, conta.

Dois conteúdos se destacam no quesito maior número de visualizações. O primeiro, sobre “Geopolítica do Coronavírus”, apresenta as principais posições políticas e estratégias internacionais dos países que estão enfrentando a pandemia. O segundo é o que abre a temática Segurança Internacional e as principais características da área.

“Gostaria de destacar esse segundo vídeo para mostrar que há, sim, um interesse em conhecer mais sobre temas que poderiam ser considerados específicos demais, mas que na realidade as pessoas gostam de saber sobre. Acho que esse canal de abertura do debate pode trazer uma discussão mais qualificada, com fundamentação, mas que também traduz para o público e a sociedade em geral com o que trabalhamos cotidianamente”, explica o Prof. Gustavo.

Ele ainda afirma: “O ponto principal é o fato de que a extensão, ou seja, o contato com a sociedade e a comunidade fora dos círculos acadêmicos, é também uma função social das Instituições de Ensino Superior. E nós do Grupo de Pesquisa RPSI ficamos muito felizes em colaborar para essa atividade”.

Sobre o Grupo de Pesquisa RPSI
Criado em 2016, no âmbito do Programa de Iniciação Científica do UNICURITIBA, o Grupo de Pesquisa Redes e Poder no Sistema Internacional se dedica, a cada ano, a um tema diferente: o papel das redes de comunicação e circulação, os movimentos de guerra e uso da violência no Sistema Internacional, o papel dos muros e das fronteiras e, atualmente, o combate do crime organizado transnacional.