O Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Curitiba, um dos mais relevantes em formação de internacionalistas no Brasil, realizou a 2ª edição da Simulação da ONU do UNICURITIBA (SIMUNI), de 16 a 18 de maio. O evento reuniu cerca de cem participantes, entre alunos do Ensino Médio e Superior, além de contar com a palestra de abertura “A Evolução do Sistema ONU”, ministrada por Rodrigo Reis, fundador do Instituto Global Attitude (GAL).

Rodrigo declarou que foi um grande prazer fazer parte do SIMUNI: “O trabalho do Instituto Global Attitude é muito focado em fóruns internacionais e debates que acontecem dentro das Nações Unidas. Por isso, estar com jovens que possuem um interesse genuíno em participar de modelos das Nações Unidas, replicando o que acontece lá fora, é incrível”.

Tratando-se das simulações propriamente ditas, quatro comitês foram realizados simultaneamente: o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), o Conselho Econômico e Social (ECOSOC), o Conselho de Direitos Humanos (CDH) e o Comitê Histórico.

O CSNU e o ECOSOC contaram com a participação de estudantes universitários e deliberaram, respectivamente, a respeito da crise do Iêmen, envolvido numa sangrenta guerra civil que abrange diversos países do Oriente Médio desde 2011, e a respeito do papel de governos e empresas na redução da desigualdade de gênero.

Já os comitês dedicados aos alunos de Ensino Médio visaram temas que compreendem a política mundial atual de forma mais ampla. O CDH debateu o instituto do refúgio na atualidade, enquanto o Comitê Histórico reencenou os momentos de tensão às vésperas da Guerra do Golfo, em 1991, quando o mundo saía da Guerra Fria e enfrentava novos problemas.

De acordo com a Profª Patricia Tendolini Oliveira, coordenadora do Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA, a atividade está começando a se consolidar. “O SIMUNI propicia aos participantes a vivência das Relações Internacionais, cabendo a eles exercer sua capacidade de negociação e diplomacia, e a aplicação de conhecimentos de Política Internacional, Direitos Humanos, Economia Internacional, entre outros. Com o sucesso deste ano, em breve iniciaremos os preparativos para a terceira edição, em 2020”, afirma.

O II SIMUNI, idealizado pela Profª Patricia e coordenado pelos professores Gustavo Glodes Blum e Jannifer Zarpelon, contou com a participação de alunos de Ensino Médio de diversos colégios e acadêmicos de Relações Internacionais e Direito do UNICURITIBA e de outras duas instituições de Ensino Superior.