Depois da palestra de abertura com o Prof. Ricardo Oliveira, que abordou o tema “Os desafios das Nações Unidas no século XXI” e marcou a estreia da I Simulação da ONU do UNICURITIBA, as simulações propriamente ditas aconteceram nos dias 18 e 19 de maio. O evento teve o objetivo de comemorar os 20 anos do Curso de Relações Internacionais e reafirmar o comprometimento com o desenvolvimento da área e sua profissionalização.

Dois comitês foram realizados simultaneamente: a Assembleia-Geral das Nações Unidas e o Conselho de Segurança das Nações Unidas. A Assembleia-Geral contou com a participação de alunos do Ensino Médio, que debateram diversas questões da atualidade. Já o Conselho de Segurança examinou temas referentes ao poder bélico de diversos países e seus desdobramentos, e foi composto por alunos dos cursos de Relações Internacionais e Direito.

De acordo com a Profª Patricia Tendolini Oliveira, coordenadora de Relações Internacionais, o I SIMUNI faz parte das comemorações dos 20 anos do curso e inaugura essa prática que tanto contribui para a formação do internacionalista. “As simulações estimulam os participantes a pensar em questões de extrema relevância para a sociedade atual, como direitos humanos, segurança internacional, terrorismo, entre outros. Além disso, o evento pôde contar com a presença de alunos do Ensino Médio e alunos de graduação de outras instituições, que em seus três dias puderam interagir, refletir e negociar sobre assuntos tão importantes”, detalha.

O I SIMUNI foi idealizado pela Profª Patricia e coordenado pelos professores Gustavo Glodes Blum e Jannifer Zarpelon, em conjunto com alunos de Relações Internacionais, e será realizado anualmente.