Entre os dias 7 e 9 de novembro, integrantes do Grupo de Pesquisa “A efetividade das Instituições Internacionais no Ordenamento do Sistema Internacional” (EIIOSI), coordenado pela Profª Janiffer Zarpelon, do Curso de Relações Internacionais, participaram do III Encontro Brasileiro de Estudos para a Paz (EBEP), realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Durante a Mostra de Iniciação Científica do III EBEP, os alunos apresentaram estudos relacionados ao papel das Instituições Internacionais para a paz e a redução e solução de conflitos. Os temas foram os seguintes: “A atuação da Unesco na promoção da Cultura pela paz no Brasil” por Brenda Kauane das Neves Ferreira; “Negociação Internacional para a paz: as Organizações Internacionais e as Missões de Paz” por Eduardo L. Mazzafera; “A crise dos refugiados: defesa da Segurança Humana e os movimentos sociais” por Morgana B. Gazabin; “A cooperação internacional e as Nações Unidas no combate ao narcotráfico: a atuação da UNODC” por Rômulo E. Moreski; e “O custo da desigualdade de gênero e a violência contra as mulheres” por Thaís Soares.

A Profª Janiffer Zarpelon também apresentou seu estudo no III EBEP. O tema abordado por ela foi “A efetividade da ONU Mulheres na promoção do empoderamento da mulher e na igualdade de gênero”.