Para auxiliar os alunos de Relações Internacionais a alcançar o objetivo de desenvolver habilidades analíticas e críticas, o UNICURITIBA ofereceu, em 15 de agosto, o workshop intitulado “Reaching SDGs on Local Level: Lessons from CIFAL Global Network in Belgium”, ministrado por Peter Wollaert, diretor do CIFAL Flanders.

CIFAL significa Centro Internacional de Formação de Atores Locais e faz parte de uma rede composta por 14 Centros de Treinamento Internacional para Autoridades e Líderes. O CIFAL Flanders, da Bélgica, faz parte dessa rede.

O objetivo do encontro foi discutir os SDGs ou ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), seu histórico, contextualização e relação com as instituições de ensino, além de realizar uma atividade prática relacionando esses objetivos com o papel do UNICURITIBA, seus professores e alunos.

Cada centro da rede CIFAL opera em pelo menos dois temas centrais, dependendo das necessidades e prioridades locais. Os centros de treinamento fornecem uma importante fonte de boas práticas e experiências de cidades e instituições. Os centros cooperam nas atividades em parceria e na elaboração de estratégias de planejamento.