Quando Victoria Karam, aluna de Relações Internacionais e egressa de Direito do UNICURITIBA, iniciou sua monografia, não tinha ideia de que seus estudos e pesquisas resultariam em um livro. Lançado na última terça-feira, 19 de junho, na Livraria da Vila, a obra “Basuco – ‘Ndrangheta e o Tráfico de Cocaína”, da Editora Íthala, fala sobre o crime organizado transnacional, sobre a própria 'Ndrangheta e sua influência no tráfico de cocaína, principalmente em países da América Latina.

Victoria conta que a primeira ideia para a monografia foi um estudo sobre como as máfias impactam nas grandes cidades e, por meio das pesquisas, surgiu a ‘Ndrangheta, organização criminosa italiana conhecida como a máfia impronunciável, comandante do tráfico de cocaína na Europa.

A respeito da obra, a aluna diz que não pode se dizer que o trabalho é exclusivamente de Relações Internacionais ou exclusivamente de Direito. “É um texto menos rígido que os de Direito, porém um pouco mais denso que os de Relações Internacionais. É uma fusão. Ele simboliza exatamente o que a faculdade representa para mim: um mundo de descobertas. E o livro é o resultado dessa descoberta”, relata.

De acordo com Victoria, a publicação representa o começo de sua carreira acadêmica. “É o começo de um sonho, de uma escalada”, conclui.