O Prof. Humberto Costa do Curso de Publicidade e Propaganda do UNICURITIBA e também coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direção de Arte, Design e Estratégias Criativas, está na reta final de sua pesquisa sobre uma área ainda pouco conhecida nas Instituições de Ensino do Brasil, o Design de Serviços.

Humberto usou o tema como tese do seu Doutorado em Design na Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob a orientação do Prof. Dr. Aguinaldo dos Santos. Durante mais de três meses, visitou o Hospital do Idoso Zilda Arns, no Pinheirinho, para coletar os dados para sua pesquisa. Segundo o professor, um dos desafios foi trabalhar em um local que é conhecido pela sua excelência em atendimento aos idosos no Paraná.

Sua pesquisa utiliza métodos empáticos, oriundos do Design de Serviço. Entre as ferramentas utilizadas (personas, mapa da jornada do usuário, touchpoint matrix, Issues card, etc.), elaborou uma ferramenta capaz de mensurar as emoções vivenciadas pelos usuários no ambiente hospitalar. Também, utilizou-se de um grupo focal que envolveu a participação dos usuários (pacientes e funcionários), com o intuito de conhecer suas percepções e perspectivas acerca do ambiente pesquisado.

O objetivo da pesquisa é o de produzir um Protocolo de Avaliação Estética que possa ser utilizado futuramente por profissionais que desejam avaliar a dimensão estética dos serviços (especialmente os aspectos afetivos), podendo este protocolo ser aplicado a diferentes ambientes.