Valorizar e disseminar as produções audiovisuais dos alunos são os principais objetivos da Mostra Universitária Audiovisual Cinéthique, criada pelo Curso de Publicidade e Propaganda (PP) do UNICURITIBA. A 2ª edição do evento aconteceu no dia 24 de abril, no Miniauditório, e reuniu acadêmicos de diversos períodos de PP, professores e convidados externos.

As obras exibidas na mostra são resultantes das disciplinas Produção em Cinema e TV (5º Período) e Produção Audiovisual (6º Período). De acordo com a Profª Jani Mendonça, que leciona as disciplinas e é a idealizadora do evento, a primeira oferece o embasamento teórico para a elaboração de uma produção experimental. Já na segunda, os alunos trabalham em formato de equipe audiovisual, cada um com suas devidas funções (direção, direção de fotografia, direção de arte, direção de som, assistentes, etc.), e aplicam as técnicas de pré-produção, produção e pós-produção, que devem resultar em uma peça final. “São disciplinas complementares”, diz a professora.

Foram selecionadas dez peças de diversas categorias para o Cinéthique. Na categoria curta-metragem publicitário, estavam as obras Missão Gato, The Walker, Rubro, Padaria Piegel, God Save The Beer e Iara; em filme publicitário, o trabalho Le Pinguê; em videoclipe, as peças Inércia e Surya – Humana; e para fechar, o documentário Inquieta à Espera.

A Profª Jani destaca que mostras como essas são importantes para disseminar e enaltecer as produções dos alunos que empenharam grande energia em seus projetos. “É relevante para o portfólio dos acadêmicos que produziram as peças, para os estudantes que ainda não cursaram as disciplinas observarem como os trabalhos foram feitos e para o público externo conhecer o Curso de Publicidade e Propaganda do UNICURITIBA”, detalha.

Para as próximas edições, Jani diz que o objetivo é dar mais visibilidade para o evento para poder divulgar de maneira mais ampla o trabalho dos estudantes, bem como trazer a comunidade para dentro da Instituição.