Durante o segundo bimestre de 2016, alunos do 2º período do Curso de Publicidade e Propaganda, disciplina de Comunicação Ambiental, desenvolveram, em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná - Seção Braile, um projeto de audiodescrição de vídeos de curta-metragem.

A audiodescrição consiste na narrativa clara e objetiva de todas as informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como: expressões faciais e corporais que comuniquem algo, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela.

O projeto permite que o usuário receba a informação contida na imagem ao mesmo tempo em que esta aparece, possibilitando que a pessoa desfrute integralmente da obra.

Tais descrições acontecem nos espaços entre os diálogos e nas pausas entre as informações sonoras do filme ou espetáculo, nunca se sobrepondo ao conteúdo sonoro relevante, de forma que a informação audiodescrita se harmoniza com os sons do filme.

Segundo dados do IBGE, no Brasil, mais de 6,5 milhões de pessoas têm alguma deficiência visual. Desse total, mais de 700 mil são incapazes de enxergar. Um curso que tem como compromisso a comunicação, especialmente através do desenvolvimento de conteúdos audiovisuais, não pode estar alheio à inclusão e à acessibilidade.

De acordo com Cleomira Ferreira de Souza, coordenadora da Seção Braile da Biblioteca Pública do Paraná, são quase inexistentes as iniciativas de acessibilidade por parte de instituições que não estejam diretamente ligadas ao tema. “Uma iniciativa assim como a do Curso de Publicidade e Propaganda do UNICURITIBA é realmente importante. O desenvolvimento deste projeto de audiodescrição evidencia toda a sensibilidade e o exercício do compromisso social dos alunos do curso. Não se trata apenas de pensar diferente, mas sim de fazer a diferença na vida das pessoas.”

Os trabalhos realizados pelos alunos foram apresentados na noite de quinta-feira, 1º de dezembro, em sala de aula. Confira nos links abaixo dois exemplos dos trabalhos desenvolvidos: