Em outubro, alunos do Curso de Publicidade e Propaganda, do UNICURITIBA, convidados pelo Alto Comando da 5ª Região Militar, participaram de atividades da Operação Bormann para captação de imagens, ocorrida no Centro de Treinamento da 5ª DE.

A equipe foi coordenada pela Profª Janete Joukowski e composta pelos alunos Hedielton Kauan Ribeiro, Luís Felipe Rodrigues, André Vinicius Garcia, Lucas Manoel P. das Chagas, Diego Caversan, Ana Marcelina Moraes da Cruz, Kassylie Kazeker, Helen Regina A. dos Santos e Luana M. D’Avila.

Segundo a Profª Janete, foram três dias de intensa atividade que exigiram da equipe disciplina e comprometimento. “O suporte que tivemos, por parte dos militares, foi além de um apoio logístico. Recebemos atenção necessária com toda disposição e muito carinho.”

A rotina da equipe foi totalmente integrada à operação e programação dos militares. “Um grande aprendizado em todos os aspectos: conviver num ambiente de militares, conhecer o arsenal de uma manobra de guerra, entender a importância de todo um aparato logístico e reconhecer a razão da disciplina, da hierarquia e viver, mesmo que em escala de treino, a realidade de um ataque militar”, comenta a professora.

Os alunos tiveram a oportunidade de ouvir depoimentos em conversas com os oficiais que compartilharam o conhecimento sobre o mundo militar. Além disso, fizeram as viagens em blindados e voo de helicóptero. “Foi muito satisfatório observar em nossos alunos a conduta colaborativa. Houve a troca de conhecimento em manusear equipamento para fotos e vídeo, além da possibilidade de escolher o melhor ângulo para documentar momentos que ficarão, para sempre, nas suas lembranças.”

As imagens e depoimentos captados durante a Operação Bormann serão roteirizadas e editadas pelos alunos.