De acordo com o Conselho Internacional da Construção (CIB), a Construção Civil é o setor que mais consome recursos naturais e energia de forma intensiva, resultando em impactos ambientais consideráveis. Nesse sentido, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil do UNICURITIBA optaram pelo tema “Sustentabilidade na Construção Civil” para a 4ª edição do SINAE. O evento foi realizado nos dias 9 e 10 de maio, no Grande Auditório.

As palestras que marcaram o simpósio foram: “Eficiência Energética”, com Fábio Antônio Felipini (COPEL); “Sustentabilidade do Meio Ambiente”, ministrada por Carlos Mello Gracias, professor da PUCPR; “Mobilidade Elétrica”, abordado pelo engenheiro eletricista Fábio Sestrem; “Vida e Obra do Arquiteto Rubens Meister”, por Fábio Domingos Batista, Deborah Agulham Carvalho e Paulo Chiesa; e “Escritório Baobá: Construções Sustentáveis/Arquitetura Vernacular”, com Raphael Autran Dourado e Souza.

Por fim, os alunos de Pós-Graduação da UFPR, Rafael Santos Fischer, Flávia Aparecida Oliveira e Julia Fernanda dos Santos Blasius, falaram sobre o Concurso Internacional Solar Decathlon Design Challenge, uma das categorias da competição do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE), composta de dez disputas que desafiam estudantes a projetar e construir edifícios altamente eficientes e inovadores alimentados por energia renovável.