A Profª Micheline Helen Cot Marcos, docente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores do UNICURITIBA, acaba de concluir o Pós-Doutorado em Arquitetura, na Universidade do Porto, em Portugal. Seu objeto de pesquisa foi a influência da imigração portuguesa na arquitetura residencial da cidade da Lapa, no Paraná.

A trajetória da professora iniciou em 2015, quando concluiu o Doutorado em Arquitetura, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). “Foram quatro anos de estudos intensos e pesquisas na área, viajando toda semana de Curitiba para São Paulo, pois meu trabalho como docente do UNICURITIBA não podia parar. Durante esse período, já visualizava o Pós-Doutorado em Portugal, pois sempre quis ter uma experiência em uma universidade fora do país”, conta a Profª Micheline.

Em 2019, foi aceita no programa de Pós-Doutorado da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Porto, iniciando os estudos em setembro. “Meu objetivo era ficar até junho de 2020, mas aconteceu a pandemia no meio de tudo isso. Por sorte, minha pesquisa estava adiantada e consegui finalizar e entregar com dois meses de antecedência. Além da experiência de estudar em uma universidade estrangeira, a vivência de estar sozinha, sem nenhum amigo ou familiar foi um grande aprendizado”, detalha a professora.

Ela ainda diz: “Toda a experiência de pesquisa e estudo que tive ao longo desses sete anos, somando Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, me faz ser uma professora e uma pessoa melhor, com capacidade de pesquisar, debater temas, trabalhar em equipe, entre tantos outros ensinamentos. Com certeza, isso a gente leva para a sala de aula. Agora sou Pós-Doutora em Arquitetura, uma área que eu sou apaixonada”.