Millena Ribeiro dos Reis, graduada no Curso de Arquitetura e Urbanismo pelo UNICURITIBA em março deste ano, teve um artigo selecionado para a XI Jornada de Iniciação Científica da Escola da Cidade, evento que ocorreu em São Paulo (SP), nos dias 29 e 30 de outubro.

A jornada é realizada anualmente, desde 2009, pela Escola da Cidade, e tem como objetivo dar espaço a apresentações de pesquisas acadêmicas e debates entre alunos, orientadores e convidados especialistas de todo o Brasil, acerca de questões fundamentais no campo de atuação do arquiteto e urbanista.

O artigo apresentado pela Millena foi fruto do Trabalho de Conclusão de Curso, orientado pela Profª Caroline Ganzert Afonso, sob o tema “A promoção da inclusão socioeconômica por meio da arquitetura colaborativa modular aplicada em um complexo habitacional e cooperativo de reciclagem em Curitiba (PR)”. “Apesar do nome complicado, nada mais é do que um centro de habitação e reciclagem para catadores de materiais recicláveis de Curitiba”, explica.

O evento contou com 20 mesas de apresentação e cerca de 100 pesquisas selecionadas, incluindo a da Millena. “Apresentei meu trabalho na primeira mesa, cujo tema foi ‘Abordagens Projetuais da Diversidade Corporal e Desigualdade, que tratava questões de desigualdade social e Arquitetura para os que carecem de acesso a ela”, detalha a egressa.

Ao final da Jornada, foi lançada a 8ª edição da Revista Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade, na qual foi publicada um resumo do trabalho de Millena.

“A oportunidade que tive foi a chave para abrir as portas de um futuro Mestrado e também para novas oportunidades que venham a surgir ao longo da minha carreira. O UNICURITIBA foi a base para a construção do meu pensamento profissional e crítico, não só como arquiteta e urbanista, mas também como ser humano. É um conhecimento que me fez crescer muito, trazendo oportunidades como essa, e tenho certeza que trará muito mais”, conclui.