Shortcut to main content

MBA em Marketing Promocional e Trade Marketing

Perfil:

Matrículas abertas, clique aqui

A competição cada vez mais acirrada no varejo, a multiplicidade de marcas, o bombardeio de múltiplas mídias e uma relativa redução do poder de compra têm obrigado os fabricantes a disputar o consumidor no próprio ponto-de-venda. Nesse contexto o poder desloca-se do fabricante para o varejista. O balanceamento dessa relação de força passa necessariamente pela procura de um alinhamento de objetivos em termos de volume de vendas, market share, margens de lucro, compartilhamento de esforços de promoção e comunicação, o que pode ser resumido como parceria de ponto-de-venda para melhor servir o consumidor.

As condições acima levaram ao surgimento de uma atividade dedicada a esse relacionamento, a qual vem crescendo fortemente nos últimos anos, o Trade Marketing.
Juntamente com as ações do Trade, se faz necessário usar técnicas que fujam da mídia tradicional de massa para chamar a atenção do consumidor frente ao intenso uso de publicidade das várias marcas concorrentes, daí entram as ações de Marketing Promocional
Este curso trata das duas citadas áreas do marketing que tem tido sua importância e utilização constantemente aumentada ao longo dos anos devido ao acirramento da concorrência na conquista do consumidor.

Público: Profissionais da área de marketing, administradores e demais profissionais que atuem em áreas afins.

Periodicidade: São ofertadas três opções de turmas:
- Turma A: segunda/quarta (19h as 22h30),
- Turma B: terça/quinta (19h as 22h30),
- Turma C: sexta-feira/noite (19h/22h35) e sábado/manhã (08h20/12h).

* O Núcleo Específico acontecerá somente na Turma C (6ª e sábados).

Duração: 17 meses

Carga horária: 432 horas

Início das aulas:
- Turma A, B e C: Segunda semana de maio de 2017

Programa de estágio: o curso prevê, em seu projeto, a possibilidade de estágio não obrigatório

 

(*) Não contemplam eventos acadêmicos. Vagas limitadas. Caso o curso não seja confirmado, o UNICURITIBA devolverá automaticamente o valor integral da 1ª mensalidade.

Objetivos: 

Desenvolver e disseminar técnicas e estratégias de Marketing Promocional e Trade Marketing.

Metodologia: 

Metodologicamente o curso oferecerá aulas expositivas, casos práticos e/ou exercícios aplicados, trazidos pelos professores à luz de suas experiências profissionais ou acadêmicas. Além das disciplinas, contará também com os Seminários Temáticos, nos quais profissionais de reconhecida atuação no mercado ministrarão palestras e seminários sobre temáticas afins ao curso.

Conteúdos: 

O curso compreende uma carga horária com disciplinas do Núcleo Comum, com as seguintes opções de turmas;
A (2ª e 4ª feiras)
B (3ª e 5ª feiras)
C (6ª feiras e sábados no período da manhã).

* O Núcleo Específico acontecerá somente na Turma C (6ª e sábados).

DISCIPLINAS DO NÚCLEO COMUM

• Gestão Estratégica de Projetos
• Fundamentos da Gestão
• Eixo Temático profissionalizante

• Seminários interdisciplinares
• Gestão da Inovação
• Metodologia Científica

Calendário Matriz 2017-1

SEGUNDA/QUARTA- TURMA A

• Seminário/ Eixo Temático:  10/3/17 | 11/3/17
 Disciplina 1: 13/3/17 | 20/3/17 | 03/4/17 | 15/3/17 | 22/3/17 | 4/4/17
Disciplina 2: 24/4/17 | 8/5/17 | 15/5/17 | 25/4/17 | 10/5/17 | 17/5/17
• Seminário/ Eixo Temático:  26/5/17 | 27/5/17
• Disciplina 3: 5/6/17 | 19/6/17 | 26/6/17 | 7/6/17 | 21/6/17 | 28/6/17
• Disciplina 4: 7/8/17 | 14/8/17 | 21/8/17 | 9/8/17 | 16/8/17 | 23/8/17

TERÇA/QUINTA- TURMA B

• Seminário/ Eixo Temático: 10/3/17 | 11/3/17
• Disciplina 1: 14/3/17 | 21/3/17 | 4/4/17 | 16/3/17 | 23/3/17 | 6/4/17
• Disciplina 2:  25/4/17 | 9/5/17 | 16/5/17 | 27/4/17 | 11/5/17 | 18/5/17
• Seminário/ Eixo Temático: 26/5/17 | 27/5/17
• Disciplina 3: 6/6/17 | 20/6/17 | 27/6/17 | 8/6/17 | 22/6/17 | 29/6/17
• Disciplina 4: 8/8/17 | 15/8/17 | 22/8/17 | 10/8/17 | 17/8/17 | 24/8/17

SEXTA/SABADO- TURMA C

• Seminário/ Eixo Temático: 10/3/17 | 11/3/17
• Disciplina 1: 17/3/17 | 24/3/17 | 7/4/17 | 18/3/17 | 25/3/17 | 08/4/17
• Disciplina 2:  28/4/17 | 5/5/17 | 12/5/17 | 29/4/17 | 6/5/17 | 13/5/17
• Seminário/ Eixo Temático: 26/5/17 | 27/5/17
• Disciplina 3: 2/6/17 | 9/6/17 | 23/6/17 | 3/6/17 | 10/6/17 | 24/6/17
• Disciplina 4: 4/8/17 | 11/8/17 | 18/8/17 | 5/8/17 | 12/8/17 | 19/8/17

 

DISCIPLINAS DO NÚCLEO ESPECÍFICO

• Marketing Promocional
• Trade marketing e Merchandising Visual
• Marketing de Incentivo e treinamento de equipes
• Eixo Temático profissionalizante
• Seminários interdisciplinares

• Gestão de Eventos
• Gestão de Marcas
• Legislação aplicada ao Marketing Promocional
• Comunicação Integrada de Marketing
• Marketing de Relacionamento

Calendário Matriz 2017-1

* O Núcleo Específico acontecerá somente na Turma C (6ª e sábados).
 

SEXTA/SABADO- TURMA C

• Disciplina 1: 25/8/17 | 15/9/17 | 22/9/17 | 26/8/17 | 16/9/17 | 23/9/17
• Disciplina 2: 29/9/17 | 20/10/17 | 27/10/17 | 30/9/17 | 21/10/17 | 28/10/17
 Seminário/ Eixo Temático: 10/11/17 | 11/11/17
• Disciplina 3:  24/11/17 | 1/12/17 | 8/12/17 | 25/11/17 | 2/12/17 | 9/12/17
• Disciplina 4: 26/1/18 | 2/2/18 | 16/2/18 | 27/1/18 | 3/2/18 | 17/2/18
• Disciplina 5: 23/2/18 | 2/3/18 | 9/3/18 | 24/2/18 | 3/3/18 | 10/3/18
• Disciplina 6: 16/3/18 | 23/3/18 | 6/4/18 | 17/3/18 | 24/3/18 | 7/4/18
• Seminário/ Eixo Temático: 13/4/18 | 14/4/18
• Disciplina 7: 27/4/18 | 4/5/18 | 11/5/18 | 28/4/18 | 5/5/18 | 12/5/18
• Disciplina 8: 25/5/18 | 1/6/18 | 8/6/18 | 26/5/18 | 2/6/18 | 9/6/18
• Seminário/ Eixo Temático: 15/6/18 | 16/6/18

 

DISCIPLINA DO NÚCLEO DE PESQUISA

• TCC – Artigo Científico

 
Calendário Matriz 2017-1

• Produção de artigo científico: 10/7/2018 | 10/8/2018

 
 

Para informações detalhadas dos conteúdos, entre em contato com a Secretaria da Pós-Graduação:

Telefones: (41) 3213-8754 | (41) 3213-8755
E-mail: poslatosensu [at] unicuritiba [dot] edu [dot] br

 

Diferenciais: 

Por meio de um Benchmarking, constatou-se que existem poucos cursos locais na cidade que apresentem técnicas de gestão da comunicação nas empresas. Além disso, o curso apresenta disciplinas que discutem vários modelos de gestão, buscando o aprofundamento do conhecimento técnico por parte do aluno.

coordenacao:
Corpo Docente: 

Alex V. Rosenbrock Teixeira

Professor / Mestre

Coordenador Geral da Pós-Graduação Lato Sensu

Mestrado em Ciência, Gestão, e Tecnologia da Informação - UFPR (andamento), Especialização em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário de Maringá e em Metodologia do Ensino pela Universidade Positivo. Graduado em Administração com ênfase em Marketing Universidade do Sul de Santa Catarina. Autor dos livros: A logística na Administração Pública (2014); Administração; Direito e Tecnologia a Serviço da Cidadania (2014); Sociedade, Direito e Sustentabilidade (2013). Atua na Coordenador Geral do Programa de Pós-Graduação Lato sensu do Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA. Pesquisador CNPq - Grupo de Pesquisa Cooperação e Relações Contratuais para o Desenvolvimento com sustentabilidade das Américas... (Texto informado pelo autor)

Alisson Marcelo Laurindo - Convidado

Professor / Mestre

Doutorando em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com MBA em planejamento e gestão de negócios pela FAE Business School e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Positivo (UP). Associado ao PMI® e filiado ao IPMA®, já realizou diversas atividades de Planejamento estratégico e escrita de projetos bem como seu acompanhamento. Atualmente trabalha na gerência de serviços tecnológicos e inovação do SENAI-PR. (Texto informado pelo autor)

Osmar Ponchirolli - Convidado

Professor / Doutor

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, Rio Grande so Sul(1988), graduação em Teologia - Studium Theologicum -- Curitiba (1994), Especialização em Didática do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1996), Curso de Bacharelado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008), Bacharelado em Direito (incompleto) pela FAE - Centro Universitário, Mestrado e Doutorado em Engenharia... (Texto informado pelo autor)

Investimento: 

- 18 parcelas fixas de R$ 728,00 sendo a primeira no ato da matrícula web e as demais a partir de 10 de junho de 2017.

- alunos(as) egressos(as) do Unicuritiba (Graduação): desconto de 20% a partir da 2ª mensalidade, para pagamento até a data do vencimento

- ex-alunos(as) do Programa de Pós-Graduação Unicuritiba (Lato Sensu) a partir da segunda Especialização: desconto de 20% a partir da 2ª mensalidade, para pagamento até a data do vencimento
 
- alunos provenientes de empresas conveniadas: desconto conforme convênio.

 

Observação: descontos não cumulativos.
 

Documentos para matrícula:

 
1 (uma) cópia simples e original do diploma de graduação, para conferência;
1 (uma) cópia simples e original da Certidão de Casamento ou Nascimento (legíveis e sem tarja);
1 (uma) cópia simples e original da Cédula de Identidade;
1 (uma) cópia simples e original do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
1 (uma) cópia simples e original de comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone).

Após efetuar o pagamento da primeira mensalidade, aguarde o deferimento da matrícula (enviado ao aluno por e-mail).

 

Coordenação:
Prof. Fabiano Christian Pucci do Nascimento
Duração: 17 meses
Local: Câmpus Milton Vianna F.º

CAPES CNPqWebQualis Periódicos

 

UNICURITIBA em Vídeo:

 

Contato: