Shortcut to main content

MBA em Gestão do Comportamento Humano e Desenvolvimento Pessoal

Perfil:

Matrículas abertas, clique aqui

Entender o comportamento humano é fundamental para a obtenção da interação das pessoas nos diversos níveis nas organizações. Compreender as diferenças individuais, as expectativas, a motivação, os papeis exercidos, as competências pessoais e saber como lidar com estas questões auxilia na eficácia dos resultados da empresa.

 

Público: Profissionais que lideram pessoas no dia-a-dia (diretores, gerentes, supervisores, coordenadores). Consultores empresariais. Pessoas que querem preparar-se para ocupar cargos de liderança. Profissionais da área de recursos humanos que buscam formação complementar nas questões comportamentais. Psicólogos que buscam aperfeiçoamento num contexto organizacional

Periodicidade: São ofertadas três opções de turmas:
- Turma A: segunda/quarta (19h as 22h30),
- Turma B: terça/quinta (19h as 22h30),
- Turma C: sexta-feira/noite (19h/22h35) e sábado/manhã (08h20/12h).

* O Núcleo Específico acontecerá somente na Turma C (6ª e sábados).

Duração: 17 meses

Carga horária: 432 horas

Início das aulas:
- Turma A, B e C: Segunda semana de maio de 2017

Programa de estágio: o curso prevê, em seu projeto, a possibilidade de estágio não obrigatório

 

(*) Não contemplam eventos acadêmicos. Vagas limitadas. Caso o curso não seja confirmado, o UNICURITIBA devolverá automaticamente o valor integral da 1ª mensalidade.

 

 

Objetivos: 

Capacitar os participantes na compreensão dos aspectos comportamentais e como podem afetar os resultados organizacionais.

Metodologia: 

A metodologia do curso mesclará aulas expositivas, casos práticos ou exercícios aplicados, trazidos pelos professores por meio de suas experiências profissionais ou acadêmicas.

Além das disciplinas, conta ainda com os Seminários Temáticos, nos quais profissionais de reconhecida atuação no mercado ministrarão palestras e seminários sobre temáticas pertinentes ao curso.

Conteúdos: 

O curso compreende uma carga horária com disciplinas do Núcleo Comum, com as seguintes opções de turmas;
A (2ª e 4ª feiras)
B (3ª e 5ª feiras)
C (6ª feiras e sábados no período da manhã).

* O Núcleo Específico acontecerá somente na Turma C (6ª e sábados).

DISCIPLINAS DO NÚCLEO COMUM

• Ética e Responsabilidade Social
• Eixo Temático profissionalizante
• Seminários interdisciplinares

• Fundamentos de Gestão
• Gestão da Inovação
• Metodologia Científica

Calendário Matriz 2017-2

SEGUNDA/QUARTA- TURMA A

• Seminário/ Eixo Temático:  26/5/17 | 27/5/17
 Disciplina 1: 5/6/17 | 7/6/17 | 19/6/17 | 21/6/17 | 26/6/17 | 28/6/17
Disciplina 2: 7/8/17 | 9/8/17 | 14/8/17 | 16/8/17 | 21/8/17 | 23/8/17
• Disciplina 3: 28/8/17 | 30/8/17 | 11/9/17 | 13/9/17 | 18/9/17 | 20/9/17
• Disciplina 4: 25/9/17 | 27/9/17 | 16/10/17 | 18/10/17| 23/10/17 | 25/10/17
• Seminário/ Eixo Temático:  10/11/17 | 11/11/17

TERÇA/QUINTA- TURMA B

• Seminário/ Eixo Temático: 26/5/17 | 27/5/17
• Disciplina 1: 6/6/17 | 8/6/17 | 20/6/17 | 22/6/17 | 27/6/17 | 28/6/17
• Disciplina 2:  8/8/17 | 10/8/17 | 15/8/17 | 17/8/17 | 22/8/17 | 24/8/17
• Disciplina 3: 29/8/17 | 31/8/17 | 12/9/17 | 14/9/17 | 19/9/17 | 21/9/17
• Disciplina 4: 26/9/17 | 28/9/17 | 17/10/17 | 19/10/17 | 24/10/17 | 26/10/17
• Seminário/ Eixo Temático: 10/11/17 | 11/11/17

SEXTA/SABADO- TURMA C

• Seminário/ Eixo Temático: 26/5/17 | 27/5/17
• Disciplina 1: 2/6/17 | 3/6/17 | 9/6/17 | 10/6/17 | 23/6/17 | 24/6/17
• Disciplina 2:  28/4/17 | 5/5/17 | 12/5/17 | 29/4/17 | 6/5/17 | 13/5/17
• Disciplina 3: 2/6/17 | 9/6/17 | 23/6/17 | 3/6/17 | 10/6/17 | 24/6/17
• Disciplina 4: 4/8/17 | 11/8/17 | 18/8/17 | 5/8/17 | 12/8/17 | 19/8/17
• Seminário/ Eixo Temático: 26/5/17 | 27/5/17

 

DISCIPLINAS DO NÚCLEO ESPECÍFICO

• Modelos de gestão e comportamento humano
• Eixo Temático profissionalizante
• Seminários interdisciplinares
• Gestão da cultura e clima organizacional
• Competência interpessoal e gerenciamento das emoções

• Transformando grupos em equipes
• Estratégias na gestão de conflitos
• Processo de comunicação efetiva
• Psicodinâmica do trabalho
• Coaching e desenvolvimento pessoal

Calendário Matriz 2017-2

* O Núcleo Específico acontecerá somente na Turma C (6ª e sábados).
 

SEXTA/SABADO- TURMA C

• Disciplina 1: 24/11/17 | 25/11/17 | 1/12/17 | 2/12/17 | 8/12/17 | 9/12/17
• Disciplina 2: 26/1/18 | 27/1/18 | 2/2/18 | 3/2/18 | 16/2/18 | 17/2/18
• Disciplina 3:  23/2/18 | 24/2/18 | 2/3/18 | 3/3/18 | 9/3/18 | 10/3/18
 Seminário/ Eixo Temático: 13/4/18 | 14/4/18
• Disciplina 4: 16/3/18 | 17/3/18 | 23/3/18 | 24/3/18 | 6/4/18 | 6/4/18
• Disciplina 5: 27/4/18 | 28/4/18 | 4/5/18 | 5/5/18 | 11/5/18 | 12/5/18
• Disciplina 6: 25/5/18 | 26/5/18 | 1/6/18 | 2/6/18 | 8/6/18 | 9/6/18
• Seminário/ Eixo Temático: 15/6/18 | 16/6/18
• Disciplina 7: 22/6/18 | 23/6/18 | 29/6/18 | 30/6/18 | 6/7/18 | 7/7/18
Disciplina 8: 10/8/18 | 11/8/18 | 17/8/18 | 17/8/18 | 24/8/18 | 25/8/18

DISCIPLINA DO NÚCLEO DE PESQUISA

• TCC – Artigo Científico

 
Calendário Matriz 2017-2

• Produção de artigo científico: 15/9/2018 | 15/12/2018

 
 

Para informações detalhadas dos conteúdos, entre em contato com a Secretaria da Pós-Graduação:

Telefones: (41) 3213-8754 | (41) 3213-8755
E-mail: poslatosensu [at] unicuritiba [dot] edu [dot] br

 

Diferenciais: 

O curso de Especialização/MBA em Gestão do Comportamento Humano e Desenvolvimento Pessoal oferecem como diferencial, um programa que permitem a compreensão do contexto intrapessoal e grupal, levando o aluno a desenvolver a percepção, a análise e a reflexão sobre a sua condição atual em situações diversas.

coordenacao:
Corpo Docente: 

* O corpo docente poderá sofrer alteração sem aviso prévio.

Adriane Werner - Convidada

Professora / Mestre

Adriane Werner é jornalista (PUCPR 1993), especialista em Planejamento e Qualidade em Comunicação Social (PUCPR 1995) e possui mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Atua como docente em cursos de Pós-Graduação e graduação em diversas instituições de ensino, como Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Grupo Uninter (Fatec, Facinter, IBPEX), Universidade Positivo, entre outras.(Texto informado pelo autor)

Alex V. Rosenbrock Teixeira

Professor / Mestre

Coordenador Geral da Pós-Graduação Lato Sensu

Mestrado em Ciência, Gestão, e Tecnologia da Informação - UFPR (andamento), Especialização em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário de Maringá e em Metodologia do Ensino pela Universidade Positivo. Graduado em Administração com ênfase em Marketing Universidade do Sul de Santa Catarina. Autor dos livros: A logística na Administração Pública (2014); Administração; Direito e Tecnologia a Serviço da Cidadania (2014); Sociedade, Direito e Sustentabilidade (2013). Atua na Coordenador Geral do Programa de Pós-Graduação Lato sensu do Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA. Pesquisador CNPq - Grupo de Pesquisa Cooperação e Relações Contratuais para o Desenvolvimento com sustentabilidade das Américas... (Texto informado pelo autor)

Alisson Marcelo Laurindo - Convidado

Professor / Mestre

Doutorando em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com MBA em planejamento e gestão de negócios pela FAE Business School e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Positivo (UP). Associado ao PMI® e filiado ao IPMA®, já realizou diversas atividades de Planejamento estratégico e escrita de projetos bem como seu acompanhamento. Atualmente trabalha na gerência de serviços tecnológicos e inovação do SENAI-PR. (Texto informado pelo autor)

Arlete Maria Zagonel Galperin - Convidada

Professora / Mestre

Mestranda no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Organizações e Desenvolvimento da FAE (PMOD-FAE). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1980), Pós graduação em desenvolvimento de Recursos Humanos pela PUC/Pr. Autora de livro... (Texto informado pelo autor)

Carlos Eduardo do Nascimento Ogliari - Convidado

Professor / Mestre

Responde pela área de Recursos Humanos do Grupo Volvo. É Administrador. Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-graduado em qualidade e produtividade pela UFPR e em Gestão Empresarial pela FGV. Está no Grupo Volvo desde 1995, onde ocupou diferentes posições. Antes do RH, esteve à frente da área de Assuntos Governamentais e Institucionais da empresa. Atualmente, é também Diretor da Vikingprev Sociedade de Previdência... (Texto informado pelo autor)

Cleila Elvira Lyra - Convidada

Professora / Mestre

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1975) e mestrado em Sociologia das Organizações pela Universidade Federal do Paraná (1999). Diretora e Consultora na Lyra Consultores Associados. Sua atividade principal é Coaching Profissional e Consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional. Atualmente é professora visitante da FAE Business School, da UPRA Universidade Privada de Angola e da UFPR. Associada da Abracem... (Texto informado pelo autor)

Dante Ricardo Quadros - Convidado

Professor / Doutor


Possui Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica do PR - UCPR, (1973), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, (2000) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, (2004). Atualmente é professor da Faculdades Bom Jesus - FAE. (Texto informado pelo autor)

Eliete do R. Costacurta Quadros - Convidada

Professora / Mestre

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Tuiuti do Paraná (1980), graduação em PEDAGOGIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1974) e mestrado em Administração de Empresas e Recursos Humanos pela Universidade de Extremadura (2002). Atualmente é professora adjunta III da FACULDADE OPET. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração. (Texto informado pelo autor)
 

Elza Rumiko Wagatsuma Soavinsky

Professora / Mestre

Coordenadora do Curso de Gestão de Recursos Humanos e Pós-Graduação em Gestão do Comportamento Humano e Desenvolvimento Pessoal

Mestre em Tecnologia e Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR),pós-graduada em Administração de Empresas(FAE/CDE), graduada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santos,  Licenciada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Possui Formação de Coordenadores de Grupos de Desenvolvimento Interpessoal e de Especialistas em Dinâmica de Grupo ( S.B.D.G.). Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia... (Texto informado pelo autor)

Emanuelle Araújo Mendes - Convidada

Professora / Mestre

Psicóloga, orientadora profissional e especialista em gestão de pessoas pela UFPR. Certificada como coach pela Behavioral Coaching Institute (BCI), International Association of Coaching (IAC), European Coaching Association (ECA) e Global Coaching Community (GCC) e analista comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Membro do Instituto Brasileiro de Coaching e Associação Brasileira de Orientação Profissional.

Eunice Maria Nascimento - Convidada

Professora / Doutora

Doutora em Psicologia pela Universidade de Liege - Bélgica, possui graduação em Psicologia, pós-Graduação em Administração Estratégica de Pessoas e mestrado em Administração de Instituição de Ensino Superior. Atualmente é professora de cursos de MBA e Pós-Graduação da FAE - Business School, Estação IBMEC e ESIC. (Texto informado pelo autor)

José Edmilson de Souza Lima

Professor / Pós-Doutor

Pós-Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Pesquisador-docente do UNICURITIBA e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE-UFPR). Líder do grupo de pesquisa Epistemologia e Direito (CNPq/UNICURITIBA) e pesquisador do grupo Epistemologia e Sociologia Ambiental (CNPq/UFPR). Está à frente de um programa de investigação acerca dos fundamentos epistêmicos, teóricos e metodológicos do campo de conhecimento ambiental no Brasil. (Texto informado pelo autor)

Lorena Carmen Gramms - Convidada

Professora / Mestre

Atua na área docente em graduação e pós-graduação desde 1998, especialmente nas áreas de Comportamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações, Gestão de Pessoas e Processos, Estratégia, Qualidade e Liderança. Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Fadeps (1992) e MESTRADO em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1999). Atualmente é Consultora, Coaching e Palestrante na área de Gestão e Desenvolvimento de pessoas nas organizações... (Texto informado pelo autor)

Luiz Pinheiro Junior

Professor / Mestre

Professor no MBA da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) no MBA da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR-Campus Londrina), e convidado no MBA de TI da UTFPR (Curitiba). Possui experiência no mercado de trabalho nas áreas de Sistemas de Informação (SI) e Tecnologia da Informação (TI). Doutorando em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Possui afinidades de pesquisa e docência em: Business Intelligence (BI), BigData, Cloud Computing, Cidades Inteligentes (Smart Cities), Internet of Things (IoT) e Governo Eletrônico. Revisor nos Periódicos Gestão & Tecnologia (RG&T)... (Texto informado pelo autor)

Myrle Godoy Martins Zanatta - Convidada

Professora / Doutora

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1997) e Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora convidada em programas de pós-graduação nos Estados do Parana e de Santa Catarina, com temas sobre organizações e mudanças, gestão e liderança. (Texto informado pelo autor)

Raphael Henrique Castanho Di Lascio - Convidado

Professor / Mestre

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1981) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Especialização em Organização e Planejamento de RH pela UFPR e Gestão de Empresas pela ISAD/PUCPR. Psicodramatista pela FEBRAP. Atualmente é Coordenador do curso de Psicologia da Universidade Positivo e professor adjunto da Universidade Positivo. (Texto informado pelo autor)

Regina Célia Veiga da Fonseca - Convidada

Professora / Doutora

Doutora em Biotecnologia aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdades Pequeno Príncipe, Mestre em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela Faculdades Pequeno Príncipe. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná e graduação em em Letras pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atualmente, é professora de graduação... (Texto informado pelo autor)

Rosângela Maria Angonese - Convidada

Professora / Mestre

Graduada em Administração de Empresas pela FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO (1985). Tem mestrado em Administração pela Universidade Positivo (2008). Tem várias formações em psicologia organizacional... (Texto informado pelo autor)

Rossana Cristine Floriano Jost - Convidada

Professora / Mestre

Doutora pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas - PMDA, Universidade Positivo (PR). Linha de pesquisa: Subjetividade e Organizações (defesa: fev/2016);  Mestre pelo Programa de Mestrado em Organizações e Desenvolvimento - PMOD, Centro Universitário Franciscano (PR) - FAE. Linha de pesquisa: Organizações, Estado e Formas de Gestão...  (Texto informado pelo autor)

Sergio Silva Ribeiro

Professor / Mestre

Doutorando em Gestão Urbana pela PUC/PR. Mestre em Computação Aplicada pela UEPG. Especialista em Educação Especial pela Faculdade São Luis. Graduado em Tecnologia da Informação pela PUC/Campinas, e Administração de Empresas pela UNOPAR. Criador do Sistema de Gestão Corporativa ERP+, foi desenvolvedor e consultor de aplicações comerciais em pequenas, médias e grandes empresas por mais de 20 anos. Atualmente é consultor independente, escritor e professor na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)... (Texto informado pelo autor)

Investimento: 

- 18 parcelas fixas de R$ 728,00, sendo a primeira no ato da matrícula web e as demais a partir de 10 de junho de 2017.

- alunos(as) egressos(as) do Unicuritiba (Graduação): desconto de 20% a partir da 2ª mensalidade, para pagamento até a data do vencimento

- ex-alunos(as) do Programa de Pós-Graduação Unicuritiba (Lato Sensu) a partir da segunda Especialização: desconto de 20% a partir da 2ª mensalidade, para pagamento até a data do vencimento
 
- alunos provenientes de empresas conveniadas: desconto conforme convênio.

 

Observação: descontos não cumulativos.
 

Documentos para matrícula:

 
1 (uma) cópia simples e original do diploma de graduação, para conferência;
1 (uma) cópia simples e original da Certidão de Casamento ou Nascimento (legíveis e sem tarja);
1 (uma) cópia simples e original da Cédula de Identidade;
1 (uma) cópia simples e original do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
1 (uma) cópia simples e original de comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone).

Após efetuar o pagamento da primeira mensalidade, aguarde o deferimento da matrícula (enviado ao aluno por e-mail).

 

Coordenação:
Profª Elza R. Wagatsuma Soavinsky
Duração: 17 meses
Local: Câmpus Milton Vianna F.º

CAPES CNPqWebQualis Periódicos

 

UNICURITIBA em Vídeo:

 

Contato: