Shortcut to main content

MBA em Engenharia Financeira

Perfil:

Novas turmas: Matrículas a partir de 28/5

Curso ministrado no Câmpus Milton Vianna Filho

 

A capacitação profissional é cada vez maior e em muitos setores existe a obrigatoriedade de uma certificação, confirmando a capacitação dos profissionais desta área.

Uma das exigências do mercado financeiro é a certificação ANBID – ANDIMA. Os gerentes de instituições financeiras são obrigados hoje a ter a certificação destas duas entidades para exercerem suas funções.

O curso de pós-graduação latu sensu foi formatado atendendo as exigências destas instituições, proporcionando ao discente a condição de fazer a avaliação específica, e também dando oportunidade de capacitação aos profissionais da área financeira de empresas publicas e privadas.

 

Periodicidade: 3 Encontros por mês * (Sexta-Feira/Noite - Sábado/Manhã)

Duração estimada: 17 meses

Carga horária: 432 horas-aula

Início das aulas: 27/07/2012

 

* Não contemplam eventos acadêmicos.

* Vagas limitadas.

* Caso o curso não seja confirmado, o UNICURITIBA devolverá automaticamente o valor integral da 1º mensalidade.

Objetivos: 

Utilizar os conhecimentos científicos apreendidos durante o curso para a prática no dia a dia da gestão financeira de uma empresa. Os diversos módulos do curso dão ao discente a capacidade de compreender as técnicas utilizadas na gestão eficaz de uma empresa, além de proporcionar a aplicação destes conhecimentos.

Metodologia: 

Aulas expositivas, elaboradas a partir de casos concretos e com abordagem doutrinária e jurisprudencial. Debates, exercícios e estudos de casos. Palestras e seminários. Avaliação por provas, casos ou trabalhos profissionais. Trabalho de conclusão individual
 

Conteúdos: 

Disciplinas / Temas

 

Núcleo Comum
 

• Gestão da Inovação
• Ética e Responsabilidade Social
• Fundamentos da Gestão
• Metodologia Científica
• Eixo Temático profissionalizante
• Seminários interdisciplinares

Núcleo Específico

• Gestão do capital de giro, e avaliação de investimentos
• Analise econômica e financeira de empresas
• Relações econômicas entre o Brasil e os demais países
• Formas de captação de recursos a curto, médio e longo prazo e sua melhor utilização
• Gestão Estratégica de Pessoas
• Matemática financeira aplicada
• Política monetária nacional e mercado de capitais
• Sistema financeiro nacional
• Eixo Temático profissionalizante
• Seminários interdisciplinares

Núcleo de Pesquisa

• TCC – Artigo Científico

 

Descrição

Gerenciamento do capital de giro das empresas, avaliação da situação financeira de uma empresa, de modo a avaliar as melhores formas de aplicação dos recursos da mesma. A capacidade da geração de capital de giro, a analise das formas de aplicação destes recursos, cálculo de rentabilidade, liquidez, taxa de retorno, taxa de atratividade, comparação das melhores alternativas, de modo a incrementar a situação econômica das empresas, e garantir sua perenidade no mercado. Tratamento dos riscos relativos às necessidades operacionais, que possam afetar as demonstrações financeiras ou a imagem da organização. Recursos financeiros para realizar investimentos, visando suportar as estratégias e planos de ação. Critérios e metodologias empregados para avaliar e definir os investimentos e forma de capitalização apropriada. Tratamento dos Riscos Empresariais. Tratamento dos riscos relativos a investimento, que possam afetar as demonstrações financeiras ou a imagem da organização. Elaboração e gerenciamento do orçamento, considerando as estratégias da organização.

Avaliação econômica e financeira de empresas, relação da Administração Financeira e Orçamentária com a Economia e com a Contabilidade. Posição e importância da área financeira na estrutura organizacional. Conceitos básicos sobre risco e retorno. Demonstrativos Financeiros, Depreciação e fluxo de caixa.

Instrumentos indispensáveis à gestão financeira das organizações: registros do caixa, das contas correntes bancárias, estoques, contas a receber e contas a pagar. Análise dos Demonstrativos Financeiros.

Mapear cenários na área de atuação da organização, considerando o mercado local e a interferência da globalização, com o objetivo de identificar oportunidades. Identificar os impactos do fenômeno da globalização no negócio da empresa, analisar os diversos papéis dos agentes econômicos para o mercado e para o negócio, mapear o perfil da concorrência, tendo em vista angariar vantagens competitivas, identificar o papel dos agentes econômicos, como elemento fundamental para a competitividade das empresas.

Analisar as principais alternativas de oferta de recursos a longo prazo existentes no mercado – BNDES, BRDE, FINEP, FINAME, CE, BID, PROGER, entre outras, determinar a melhor alternativa para uma empresa, considerando sua situação econômico financeira, elaborar a solicitação de recursos a longo prazo, adequando ao tipo, forma e Instituição.

Coordenação:
Investimento: 

- 17 parcelas de R$ 489,00 (1ª parcela no ato da matrícula, demais parcelas a partir de maio/2012)

- Alunos egressos: desconto de 20% a partir da 2ª mensalidade

- Alunos provenientes de empresas conveniadas: desconto de 10% a partir da 2ª mensalidade

 

Lista de documentos para matrícula:

 
1 (uma) cópia simples e original do Diploma de Graduação para conferência;
1 (uma) cópia simples e original da Certidão de Casamento ou Nascimento (legíveis e sem tarja);
1 (uma) cópia simples e original da Cédula de Identidade;
1 (uma) cópia simples e original do Cadastro de Pessoa Física – CPF;
1 (uma) cópia simples e original do Comprovante de Endereço (conta de água, luz ou telefone).

Após efetuar o pagamento da primeira mensalidade, a documentação deverá ser entregue na central de atendimento:

Câmpus Milton Vianna Filho: Rua Chile, 1.678 - Rebouças - Tel.: +55 41 3213-8770

 

(Observação: descontos não cumulativos)