Shortcut to main content

XXV CONPEDI no UNICURITIBA

O UNICURITIBA recebeu, de 7 a 10 de dezembro, o XXV Congresso do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI), que para 2016 trouxe o tema “Cidadania e Desenvolvimento: O papel dos atores no Estado Democrático de Direito”.

Diante dos desafios do desenvolvimento globais o conceito de sustentabilidade passou a ganhar grande importância nos últimos anos. Especialmente na última década, grandes avanços ocorreram no sentido de implementar uma lógica sustentável nos processos de produção, assim como no planejamento das cidades e outras esferas sociais. No entanto, a impressão é de que o conceito de sustentabilidade ainda é mais falado do que efetivamente aplicado. Por isso, a importância de trazer esse debate para dentro da academia.

Para a Coordenadora do Mestrado em Direito Empresarial do UNICURITIBA e coordenadora local do evento, Dra. Viviane Séllos-Knoerr, um evento como esse apresenta à população o enfrentamento das questões ligadas à sustentabilidade e seu tradicional tripé, economia, meio ambiente e sociedade, que representam a busca da concretização da Constituição Brasileira, que já beira completar três décadas, sem ainda ter seus objetivos alcançados. “O direito visa o equilíbrio, a harmonia, o bem-estar geral, a segurança da sociedade e é papel de todos, mas principalmente dos pensadores, doutrinadores e demais formadores de opinião, que se dediquem a provocar a geração de mentalidades proativas, transportadoras e codificadoras do estado ideal, pensando no coletivo. Os atores sociais devem ser todos: indivíduos, empresas, terceiro setor, poder público; cada um exercendo suas obrigações de construtores do Estado Ideal, como países mais desenvolvidos conseguem fazer. Mas isto, como expõe Paulo Bonavides, passa pela etapa de transformar um “povo-massa” em um “povo-cidadão”. É tal reflexão que buscamos promover ao propor o tema do CONPEDI 2016. É, da mesma forma, a nossa bandeira como educadores e juristas”, afirma.

O congresso do CONPEDI é o maior evento jurídico da América Latina e reuniu, em Curitiba, mais de 2.000 representantes da área do Direito, além de dezenas de convidados internacionais, catedráticos dos EUA, México, Peru, Colômbia, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai e ainda representantes das Universidades de Lisboa, Coimbra, Braga, Européia, Bilbao, Santander, Santiago de Compostela, Madrid, Girona, Nice, Chieti-Pescara, dentre outras. Essa foi a segunda vez que o UNICURITIBA sediou o evento e obteve um debate acalorado sobre o tema e densas discussões, painéis provocativos a novas pesquisas e um ambiente organizado, amigável e acolhedor.

Confira as fotos.