Shortcut to main content

Professores do UNICURITIBA participam de Curso no CCOPAB

Entre os dias 6 a 9 de dezembro, os Professores Thiago Assunção e José Carlos Portella Junior, dos Cursos de Relações Internacionais e Direito, respectivamente, participaram do Curso de Preparação de Civis para Atuação em Ambientes Instáveis, promovido pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), no Centro Sérgio Vieira de Mello, situado no Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Igarapé.

O treinamento de quatro dias para trabalhar em Missões de Paz da ONU teve a participação de representantes do Ministério das Relações Exteriores e de oficiais brasileiros da Marinha, Exército e Aeronáutica. Os professores tiveram aulas teóricas e práticas de primeiros socorros, combate a incêndio, minas e armadilhas, conduta em estruturas colapsadas, ataques terroristas, efeitos das armas químicas, biológicas e nucleares, comunicação e negociação para resgate de reféns, noções de orientação cartográfica, direção de veículo 4x4 e em mão inglesa, e preparo e consumo de ração operativa de emergência.

O UNICURITIBA foi convidado para integrar o curso dentre um grupo seleto de parceiros do CCOPAB, que inclui UnB, PUC-RIO, Ministério Público e Justiça Militar. A participação dos docentes da instituição fortalece o acordo entre CCOPAB e UNICURITIBA, abrindo caminho para que outros professores participem dos cursos realizados pela entidade no futuro.

Confira as fotos