Shortcut to main content

Estudantes de Direito Internacional Penal do UNICURITIBA representam a América Latina em competição em Haia

O grupo de pesquisa em Direito Internacional Penal do UNICURITIBA participou do 5º ICC Trial Competition, na cidade de Haia (Holanda), organizado pela Rede de Direito Penal Internacional (ICLN) entre 22 e 27 de abril. Os alunos curitibanos foram os únicos representantes da América Latina.  Participaram do evento 32 instituições de ensino superior de 28 países.

De acordo com o coordenador do grupo, Prof. José Carlos Portella Júnior, o time do UNICURITIBA deve ter encerrado a competição em uma posição melhor do que o ano passado, quando obteve o 16º lugar. “O resultado oficial sairá na semana que vem e nossa expectativa é estar entre os 12 primeiros”, diz Portella Júnior que também é mestrando do UNICURITIBA.

A competição prevê a simulação de um julgamento na linha dos casos de Direito Penal Internacional. A equipe do UNICURITIBA enfrentou acadêmicos da Osgoode Hall Law School of York University (Canadá), University Warwick (Reino Unido), University of Warsaw (Varsóvia) e Kaplan University (Estados Unidos). “Além da valiosa oportunidade de intercâmbio, os alunos conheceram pessoalmente o funcionamento da Corte Internacional de Justiça e do Tribunal Penal Internacional, além de outras Cortes internacionais localizadas na cidade de Haia. Como orientador e treinador do grupo, acredito que estamosconsolidando esse ramo do Direito no leque de pesquisas científicas da Instituição”, conclui Portella Júnior.