Shortcut to main content

Exposição Jardins Portáteis

Entre os dias 27 de março a 10 de abril, acontece nos pisos dos blocos D e E, a exposição “Jardins Portáteis”. Tratam-se de terrários e minijardins criados pelos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, para a disciplina de Paisagismo.

A exposição tem como principal objetivo desenvolver um trabalho prático com os alunos, observando conteúdos como tipos de solo, de plantas que se adaptam a esta situação, microclima dentro do vaso (no caso de terrários - jardins lacrados com plástico ou tampa), ciclo da água e ar, além de questões relativas a composição de áreas verdes.

A Profª. Caroline Ganzert, que está à frente do projeto, conta que foi solicitado aos alunos que trouxessem um vaso para montagem do terrário, pedras decorativas, argila expandida, terra, plantas de sombra e outros elementos decorativos, além da tampa do vaso ou de um plástico filme para vedação do terrário. “Alguns alunos optaram por desenvolver arranjos abertos, mas tendo ciência que nestes casos havia a necessidade de regas mais frequentes”, completa.

Nestas atividades os alunos simulam atividades que desenvolverão em projetos de paisagismo, tais como especificações de espécies e arranjos e composições de espaço.