Shortcut to main content

Nossa História

CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA (UNICURITIBA)

Idealizada pelo Dr. Milton Vianna no início da década de 50 (século XX), nascia a Faculdade de Direito de Curitiba com a participação de um grupo de valiosos colaboradores. Desde a sua fundação, o UNICURITIBA, com base em princípios socialmente responsáveis, confirma sua história de perseverança e de vocação educacional, tal como idealizada por seus fundadores. É com essa visão que, passadas seis décadas, o atual UNICURITIBA vem orgulhosamente mantendo sua atividade voltada exclusivamente para a educação, formando excelentes profissionais e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, por meio da preservação da cultura, do avanço científico e tecnológico.

Ao longo de seu processo de transformação, a Instituição, que iniciou suas atividades com o Curso de Direito, nas instalações do Colégio Novo Ateneu, vem ampliando a área de atuação adaptando-se à modernidade imposta pela evolução do tempo. Após 57 anos de sucesso no ensino da área jurídica, como Faculdade de Direito e, posteriormente, Faculdades Integradas Curitiba, a Instituição tornou-se, em 2007, Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Essa contínua evolução, fruto da dedicação e do trabalho árduo de seus colaboradores, retrata, ainda hoje, o compromisso de seus fundadores com educação de qualidade e formação de profissionais críticos e conscientes.

A evolução e o êxito de seu programa educacional se devem tanto à antecipação e atenção aos desafios e movimentos do mercado local e regional, quanto ao apoio e solidez de sua Mantenedora (AENA - Administradora Educacional Novo Ateneu), cuja trajetória de sucesso aliada à colaboração de uma equipe qualificada de profissionais resultou no atendimento às mais variadas demandas educacionais. Atualmente, além do ensino na área do Direito, o UNICURITIBA oferece cursos de Bacharelado, Superiores de Tecnologia, Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu.

É importante ressaltar que os objetivos institucionais sempre coexistiram com os sucessivos processos de modernização do ensino, sem perder de vista os marcos referenciais destacados na missão, valores e visão, que norteiam toda a atuação educacional do UNICURITIBA.

O UNICURITIBA tem como marco referencial de sua história um processo de evolução e inovação, acompanhando o desenvolvimento de Curitiba, do Estado do Paraná e do Brasil. Passaram por suas salas de aula acadêmicos e professores que se destacam profissionalmente em todas as carreiras relacionadas aos cursos das diversas áreas de conhecimento em que a Instituição atua.

Independentemente de toda essa experiência, consciente de que o futuro, na maioria das vezes, é conseqüência dos feitos passados, institucionalmente o UNICURITIBA tem como visão de futuro ser reconhecido como diferencial no mercado, pela excelência na Educação. Para tanto, adota como princípios educativos: valorizar o aluno, o ensino, a pesquisa, a extensão, a capacitação de seu pessoal técnico-administrativo e docente, a atualização e o emprego de novas tecnologias e a aproximação com o mercado de trabalho.

 

Missão

“Educar para formar pessoas capacitadas e comprometidas com o desenvolvimento social.”

 

Valores

- ética na relação com os clientes, colaboradores e mercado
- respeito à tradição
- valorização do capital intelectual

 

Visão

Ser reconhecida, como diferencial no mercado, pela excelência na educação.

 

Memorial

O Memorial da Administradora Educacional Novo Ateneu (AENA) nasceu dos trabalhos da pesquisa “Lugares da Memória”, com o objetivo de coletar, organizar e preservar o acervo documental, os equipamentos e mobiliários da AENA, desde 1897, com a fundação do Colégio Vianna, até a atualidade.

O Memorial tem a finalidade de manter um espaço/museu aberto ao público e salvaguardar o acervo para sua socialização e divulgação das memórias e das experiências educacionais vividas ao longo dos anos de existência da Instituição.